Buscar
  • Henrique Correia

Grande pressão sobre os não vacinados; confira todas as medidas




O CONSELHO DE GOVERNO DECLARA A SITUAÇÃO DE CONTINGÊNCIA DE FORMA A ADOTAR AS NOVAS MEDIDAS DE CONTENÇÃO DA PANDEMIA, COM INÍCIO ÀS 00H00 DO DIA 20 DE NOVEMBRO.




Confira, aqui, a intervenção do presidente do Governo e as medidas que entram em vigor sábado.


- CONSIDERANDO A EVOLUÇÃO DA PANDEMIA NA EUROPA E NO MUNDO COM AUMENTO RECENTE DO NÚMERO DE CASOS, NAS ÚLTIMAS SEMANAS, DESIGNADAMENTE EM PORTUGAL, HOLANDA, AÚSTRIA, REINO UNIDO, ALEMANHA E RÚSSIA,


- CONSIDERANDO TAMBÉM A EVOLUÇÃO DA PANDEMIA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA COM UM AUMENTO RECENTE DO NÚMERO DE CASOS NA COMUNIDADE,


- CONSIDERANDO O AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS INTERNADOS NO SESARAM,


- CONSIDERANDO O AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS NOS CUIDADOS INTENSIVOS,


- CONSIDERANDO O AUMENTO RECENTE DO NÚMERO DE MORTES POR COVID NA RAM,


- CONSIDERANDO AS TAXAS DE VACINAÇÃO ATINGIDAS NA RAM ATÉ AGORA,


- CONSIDERANDO QUE A VACINAÇÃO DIMINUI A GRAVIDADE DA DOENÇA E A SUA LETALIDADE,


- CONSIDERANDO AS VANTAGENS DA TESTAGEM MASSIVA QUE PERMITE IDENTIFICAR, TESTAR E ISOLAR OS CIDADÃOS POSITIVOS PARA A COVID 19 E OS SEUS CONTACTOS, QUEBRANDO CADEIAS DE TRANSMISSÃO,


- CONSIDERANDO O DEVER ESPECIAL DE PROTEÇÃO DA POPULAÇÃO, O GOVERNO REGIONAL DETERMINA AS SEGUINTES MEDIDAS:


1- MANTER A OBRIGATORIEDADE DE TODAS AS MEDIDAS BÁSICAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLECTIVA, EM AMBIENTES ABERTOS E FECHADOS - USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO, DESINFEÇÃO DAS MÃOS E DISTANCIAMENTO DE 1,5 METROS.


2-RECOMENDAR A VACINAÇÃO A TODOS OS CIDADÃOS COM MAIS DE 12 ANOS INCLUSIVÉ, DESIGNADAMENTE COM 1, 2 OU 3 DOSES DE ACORDO COM O ESQUEMA VACINAL RECOMENDADO.


3-ESTABELECER A TESTAGEM MASSIVA DA POPULAÇÃO COM TESTE RÁPIDO ANTIGÉNIO, COM PERIODICIDADE SEMANAL.

DE 15 EM 15 DIAS PASSA AGORA A SER DE 7 EM 7 DIAS.


4-ESTABELECER OS REQUISITOS DE APRESENTAÇÃO DO COMPROVATIVO DE VACINAÇÃO E TESTAGEM DE TESTE RÁPIDO ANTIGÉNIO, (SEMANAL) PARA ACESSO A QUALQUER EVENTO.


5-PARA EXERCER/FREQUENTAR, ACTIVIDADES/EVENTOS NO SECTOR PÚBLICO E PRIVADO: DESPORTO, RESTAURANTES, HOTÉIS, CABELEIREIROS, GINÁSIOS, BARES E DISCOTECAS, CULTURAIS, CINEMAS, ACTIVIDADES NOCTURNAS, JOGOS, CASINOS, E OUTRAS ACTIVIDADES SOCIAIS SIMILARES, DEVEM ESTAR VACINADOS E TESTADOS - TESTE RÁPIDO ANTIGÉNIO, COM PERIODICIDADE SEMANAL.


6-ESTRUTURAS RESIDENCIAIS PARA IDOSOS

OBRIGATORIEDADE DE TESTES SEMANAIS A FUNCIONÁRIOS E RESIDENTES. RESTRIÇAO DE VISITAS (1 VISITA POR RESIDENTE) - SENDO OBRIGATÓRIO ESTAR VACINADO E TESTADO - TESTE RÁPIDO ANTIGÉNIO - SEMANALMENTE PLANOS DE CONTINGÊNCIA ATIVADOS.

CONVÍVIOS NAS ESTRUTURAS RESIDÊNCIAIS PARA IDOSOS, SÓ COM PESSOAS VACINADAS E TESTADAS - TESTE RÁPIDO ANTIGÉNIO - SEMANALMENTE.



7-SUPERMERCADOS E GRANDES SUPERFÍCIES

RECOMENDAR QUE OS UTILIZADORES, ESTEJAM VACINADOS OU TESTADOS COM PERIODICIDADE SEMANAL COM TESTE RÁPIDO ANTIGÉNIO.


8-MISSAS DO PARTO

RECOMENDAR QUE TODOS OS PARTICIPANTES ESTEJAM VACINADOS OU TESTADOS - TESTE RÁPIDO ANTIGÉNIO, SEMANALMENTE.




9-AEROPORTOS E PORTOS

MANTEM-SE A RECOMENDAÇÃO DA RESOLUÇÃO ANTERIOR: VACINADOS OU RECUPERADOS OU TESTADOS COM TESTE RÁPIDO ANTIGÉNIO, COM NECESSIDADE DE REPETIÇAO AO 5º/7º DIA PARA RESIDENTES, ESTUDANTES E EMIGRANTES E RESPECTIVOS FAMILIARES.

OS RESIDENTES NÃO VACINADOS SERÃO ORIENTADOS PARA A VACINAÇÃO NOS RESPECTIVOS CENTROS (NÃO PODEM PARTICIPAR EM EVENTOS).


10-CIRCO/PARQUES DE DIVERSÃO/ACTIVIDADES DE NATAL

RECOMENDAR QUE TODOS OS INTERVENIENTES ESTEJAM VACINADOS E TESTADOS SEMANALMENTE. (AS CRIANÇAS COM MENOS DE 12 ANOS DEVERÃO SER APENAS TESTADAS).


11-NOITE DE MERCADO

AS ORIENTAÇÕES SERÃO DADAS A POSTERIORI DE ACORDO COM A EVOLUÇÃO DA PANDEMIA.


12-PLACA CENTRAL

GARANTIR A CRIAÇÃO DE CIRCUITOS DE ACESSO CONTROLADO MEDIANTE A APRESENTAÇÃO DE COMPROVATIVO DE VACINAÇÃO E TESTAGEM SEMANAL, INCLUINDO NÃO RESIDENTES.


13- ESCOLAS

MANUTENÇÃO DAS MEDIDAS DA RESOLUÇÃO ANTERIOR.


14 – NOITE DE SÃO SILVESTRE

AS ORIENTAÇÕES SERÃO DADAS A POSTERIORI DE ACORDO COM A EVOLUÇAO DA PANDEMIA.


15-JANTARES DE NATAL

RECOMENDAR QUE OS PARTICIPANTES ESTEJAM VACINADOS E TESTADOS SEMANALMENTE.



O GOVERNO REGIONAL, NO MOMENTO ACTUAL DA PANDEMIA, COM ESTAS MEDIDAS, PRETENDE QUE A POPULAÇÃO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA VIVA A QUADRA NATALÍCIA COM RESPONSABILIDADE E MODERAÇAO, DE FORMA A MANTER A SEGURANÇA DE TODOS.


290 visualizações