Buscar
  • Henrique Correia

Grupo da Boa Nova recebe 5 mil euros para o Núcleo Museológico


O Grupo de Folclore foi fundado a 15 de agosto de 1965, data da sua primeira atuação.



O Governo Regional assinou um protocolo com a associação Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, no valor de 5 mil euros, para a concretização da terceira parte do projeto que consiste na investigação, inventariação, legendagem e catalogação do espólio do Núcleo Museológico da Arte Popular. Estiveram presentes o vice presidente do Executivo, Pedro Calado, e o secretário regional do Turismo, Eduardo Jesus.

O Governo tem em consideração que o grupo, com aquela atividade, "contribui para o conhecimento, preservação, promoção e divulgação da etnografia e do folclore da Região Autónoma da Madeira, pelo que importa dar continuidade ao trabalho até agora desenvolvido pela associação, enquanto veículo dinamizador de aspetos fundamentais da oferta cultural como são a etnografia e o folclore", refere uma nota publicada nas plataformas digitais do Governo.

O Núcleo Museológico da Arte Popular constitui um espaço que o grupo mantém desde 2007, onde reúne e expõe um vasto espólio de artefactos e utensílios dos usos e costumes do povo madeirense, entre os quais trajes, ferramentas da lavoura, do linho e da lã, apetrechos de uso doméstico, carros de tração animal e braçal.

O Grupo de Folclore foi fundado a 15 de agosto de 1965, data da sua primeira atuação.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo