Buscar
  • Henrique Correia

Grupos de risco vão para a segunda fase da vacina contra a gripe (19 de outubro)

Prioridade para vacinação, já em curso, nos lares, profissionais de saúde, de instituições sociais e grávidas


A vacina contra a gripe começa a ser administrada a 19 de outubro para a população, em geral, e para os chamados grupos de risco. Primeiro, os utentes e os profissionais das instituições, depois a restante população.

Em ano de pandemia, que constitui uma preocupação acrescida, as doenças não Covid-19 não podem ser relegadas para im patamar secundário, sabendo-se que a gripe constitui motivo de preocupação, designadamente em população de risco.

Mas relativamente às prioridades, ainda que seja percetível a decisão de salvaguardar os profissionais que depois vão prestar serviço público de assistência em saúde, a verdade é que entre a população de risco, existe uma faixa em que as patologias aconselham à definição de prioridades dentro dessa classificação de risco. A Saúde é que sabe, tem técnicos que estudam o assunto e em cuja avaliação assenta o conjunto de decisões sobre esta matéria, que todos os anos assume proporções que levam a uma escalada de preocupação junto dos idosos, sobretudo, mas ainda mais em doentes de risco, nomeadamente do foro oncológico.

Também este ano, num contexto verdadeiramente atípico, o IASAUDE, o Instituto de Administração da Saúde, decidiu alargar até 31 de dezembro o prazo das receitas de prescrição da vacina contra a gripe, o que permite uma maior flexibilização aos utentes.

Neste enquadramento, todas as recomendações são importantes, como aquelas que as próprias farmácias têm vindo a desenvolver no sentido de evitar uma afluência desnecessária face ao calendário, já disponível, mas ainda do desconhecimento por parte de muitos.

A farmácia do Porto Santo, por exemplo, já publicou uma indicação nesse sentido, alertando:

NÃO vá a correr à sua farmácia para comprar a vacina da gripe.

NÃO vá a correr ao seu centro de saúde para ser vacinado. Este ano, a época de vacinação só será antecipada se pertencer a algum destes grupos de risco:

Residentes em lares de idosos; Profissionais de saúde do SNS;

Profissionais do sector social prestadores de cuidados;

Grávidas

Se não pertencer a nenhum dos grupos acima mencionados, a vacina só estará disponível no dia 𝟭𝟵 𝗱𝗲 𝗢𝘂𝘁𝘂𝗯𝗿𝗼!!

Deve entrar em contacto com a sua farmácia para efectuar reserva da vacina da gripe.

Deve acautelar-se de receita médica -> a validade da receita médica da vacina da gripe é até ao final do ano. A vacinação será efectuada, na maioria das farmácias, por marcação prévia, de modo a evitar ajuntamentos de pessoas".

2 visualizações