top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Há documentos escritos dos acordos entre PSD e PAN e PSD e CDS



Os textos existem mesmo e já poderiam ser do conhecimento público para evitar especulações completamente desnecessárias.




O PAN tem acordo escrito com o PSD, que foi ratificado pela comissão política.


O jornal Nascer do Sol veio a público deixar dúvidas sobre a existência de documentos escritos relativamente aos acordos que viabilizam o Governo de coligação na Madeira, entre PSD e CDS bem como de garantia de maioria absoluta entre PSD e PAN. Diz o semanário nacional que o texto está "trancado a sete chaves".

A este propósito, como aliás aqui referimos por ocasião das audiências no Palácio de São Lourenço, todos os partidos envolvidos nesta negociação, levaram ao Representante da República os documentos que fecham as negociações, assinados pelos intervenientes, sendo que dois deles, o PSD e o PAN, já apresentaram os acordos para ratificação, procedimento que o CDS irá fazer na próxima segunda-feira, 9 de outubro.

Também hoje, o socialista Victor Freitas, apontado como candidato a líder parlamentar do PS, questionava sobre estes acordos: "Alguém tem uma cópia do acordo PAN/PSD assinada pelos seus dirigentes Monica Freitas e Miguel Albuquerque, que me possa fornecer?"

A verdade é que apesar de ainda não terem sido tornados públicos, os acordos estão postos por escrito teriam mesmo sido entregues a Ireneu Barreto quando este recebeu os partidos no âmbito do processo de indigitação do presidente do Governo e da constituição do novo Executivo. Os textos existem mesmo, embora na realidade já poderiam ser do conhecimento público para evitar especulações completamente desnecessárias.

Recorde-se que o PAN tinha apresentado dez medidas, mas fonte próxima do processo negocial, o que é praticamente certo é o compromisso garantido para o programa de Governo e para o Orçamento, tudo o resto será negociado caso a caso.


14 visualizações

Comentarios


bottom of page