"Quais os impactos sobre a Taxa de Risco de Pobreza e Exclusão Social, que como sabemos atinge hoje cerca de um terço das e dos madeirenses?"

A Comissão política do PAN Madeira anunciou ter solicitado ao Conselho Económico e Social que assessoria o PAN (CESPAN) nas questões económicas um parecer subordinado às desigualdades salariais que persistem entre Homens e Mulheres.
O PAN considera inadmissível que, (segundo dados de 2021) os homens ganhem em média por mês, mais 14.3% que as mulheres, o que se traduz numa diferença média mensal de menos 161.22€ de ordenado.
Um terço dos/as Madeirenses e Portosantenses vivem em risco de pobreza, o PAN lançou nos últimos meses o debate, ouviu as pessoas e pediu ao CESPAN, que refletisse sobre:
- quais as razões para estas desigualdades salariais entre Homens e Mulheres serem persistentes em pleno século XXI?
- qual os impacto económico que teria a valorização salarial da mulher?
- quais os impactos sobre a Taxa de Risco de Pobreza e Exclusão Social, que como sabemos atinge hoje cerca de um terço das e dos madeirenses?
- quantas mulheres, vivem no limiar da pobreza e que consequências sociais e psicológicas dai advêm?
Considera o CESPAN que o poder legislativo e executivo deve trabalhar em conjunto para suprimir as desigualdades significativas que persistem entre homens e mulheres, pois estes fenómenos de discriminação devem ser combatidos por todas as pessoas que acreditam numa sociedade livre, igualitária e digna.
Comments