Buscar
  • Henrique Correia

Idalino quer mostrar o Porto Santo ao mundo através da distinção da UNESCO

"É o reconhecimento mundial atribuído pela UNESCO, irá abrir novas portas e proporcionar novas oportunidades e novos desafios"


"Estamos ansiosos por mostrar ao mundo o nosso Porto Santo. A nossa praia banhada por águas límpidas. Estamos ansiosos por mostrar as nossas paisagens deslumbrantes, os nossos lugares e os montes que envolvem a nossa ilha. Queremos mostrar ao mundo, o nosso folclore, a nossa gastronomia, as nossas gentes e a nossa história de resiliência, de luta e de conquistas", disse o presidente da Câmara do Funchal depois de ficar a conhecer a elevação do Porto Santo a Reserva da Biosfera, pela UNESCO.

Idalino Vasconcelos diz que se trata de "um reconhecimento do potencial do seu pequeno território, da sua praia de areias especiais constituídas por restos de seres vivos marinhos, únicas e raras no mundo, do nosso mar, do nosso património natural e cultural, da nossa biodiversidade, da nossa geologia e de todos os aspetos da nossa identidade".

Deixo o meu profundo agradecimento ao Governo Regional da Madeira e à Secretaria Regional de Ambiente, a visão, experiência, o trabalho e todo o apoio ao longo desta candidatura, bem como ao Comité MaB".

O autarca acredito que "é possível um Porto Santo melhor e tenho a certeza de que este reconhecimento mundial atribuído pela UNESCO, irá abrir novas portas e proporcionar novas oportunidades e novos desafios.  Estamos conscientes da importância do papel de cada um de nós, e todos juntos, estamos a trabalhar no futuro da nossa terra em harmonia com a Biosfera".

Um agradecimento a todos os promotores da candidatura "pela sua dedicação e competência, tornando possível este resultado, hoje perante todos nós. Estamos gratos à Associação Grupo de Folclore do Porto Santo, Agência Regional da Energia e Ambiente da Madeira e ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM. Em nome do povo do Porto Santo, aproveito a oportunidade única para enaltecer a excelência do trabalho da UNESCO na procura da paz entre as nações, na defesa dos direitos humanos e na conservação da Terra, enaltecendo os valores da bio e geodiversidade do nosso planeta".


4 visualizações