Buscar
  • Henrique Correia

Igreja Católica suspende missas no continente; ilhas têm liberdade de decisão


Diocese do Funchal referiu a 16 de janeiro: "Tendo em conta a nossa realidade, não estão canceladas quaisquer celebrações desde que se cumpram rigorosamente as determinações das autoridades".


Foto Jornal da Madeira/Duarte Gomes


A Conferência Episcopal Portuguesa decidiu hoje suspender a celebração “pública” da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021, bem como a suspensão de catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, até novas orientações.

A decisão, que a CEP lamenta, tem a ver com o agravamento da situação pandémica no País.

"As Dioceses das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira darão orientações próprias", refere o comunicado da Conferência, acrescentando que "estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas, transmitidas em direto por via digital".

Relativamente à Madeira, o Bispo do Funchal emitiu uma nota, no dia 16 de janeiro, onde refere que "tendo em conta a nossa realidade, não estão canceladas quaisquer celebrações (batismo, casamento) desde que se cumpram rigorosamente as determinações das autoridades".

"A catequese na Diocese do Funchal continuará em regime presencial onde for possível observar as exigências sanitárias; de contrário, pode ser por via digital ou cancelada".



26 visualizações