Buscar
  • Henrique Correia

Imagens de santos que os ex-combatentes trouxeram do Ultramar vão para exposição

Todos os dias, durante este período, o Padre António Francisco Simões estará lá, pelas 15h, para explicar aos visitantes a história de cada uma das imagens

O secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, em representação Presidente do Governo, esteve presente, este domingo, no Encontro Mensal dos Militares da Madeira.

Estes encontros mensais, que já acontecem há dois anos, percorrem todos os concelhos da Região e são organizados pelo Padre António Francisco Simões, Coronel Capelão, que foi capelão militar. Este foi o 31º encontro, desta vez no Funchal.

As cerimónias arrancaram com uma missa na Igreja da Nazaré, em memória dos militares madeirenses que serviram na guerra do Ultramar, entre 1961 e 1975, e na Índia, entre 1954 e 1961. Durante a missa foi benzida uma imagem de São Francisco Xavier, trazida da Índia em 1957 pela 1.ª Companhia formada na Madeira. Um dos quatro militares que ofereceram a imagem, o 1.º Cabo Isaac Freitas, de 88 anos, esteve na missa e colocou, posteriormente, a imagem benzida na sala museu do RG3, acompanhado pela família.

De 3 a 10 de novembro, as 18 imagens de santos que os antigos militares trouxeram do Ultramar vão estar em exposição na sala da Igreja da Nazaré. Todos os dias, durante este período, o Padre António Francisco Simões estará lá, pelas 15h, para explicar aos visitantes a história de cada uma das imagens.

4 visualizações