Buscar
  • Henrique Correia

Incêndio em casa de "acumulador compulsivo" obriga a realojamento


Miguel Gouveia lança apelo aos funchalenses que neste início de Primavera “procedam à limpeza dos seus terrenos, pois as ações de limpeza são fundamentais para que possamos ter um verão sem grandes sobressaltos a nível de risco de incêndio.



Um incêndio deflagrou numa moradia no Caminho das Pedras, em São Gonçalo, obrigando a uma intervenção dificil das forças de bombeiros, designadamente os Bombeiros Sapadores do Funchal e os Bombeiros Voluntários Madeirenses, auxiliados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil. O presidente da Câmara Municipal do Funchal acompanhou, esta manhã, os trabalhos de rescaldo.

Miguel Silva Gouveia explicou, como refere uma nota da Autarquia, que “esta situação originou uma intervenção de alguma complexidade, uma vez que o incêndio deflagrou numa casa onde o proprietário é um acumulador compulsivo e que mantinha, junto à sua moradia, um amontoado de material, alguns deles inflamáveis, e que acabaram por se incendiar colocando em risco não só a casa que foi efetivamente consumida pelas chamas, mas também as habitações nas imediações.”

“Graças à rápida intervenção dos bombeiros da cidade do Funchal foi possível combater eficazmente este incêndio, circunscrevendo o fogo apenas à propriedade onde se encontravam todos estes elementos e, mais importante, sem qualquer vitima a registar”, acrescentou o autarca.

A Câmara Municipal do Funchal e a Junta de Freguesia de São Gonçalo "estiveram desde a primeira hora a prestar apoio ao morador da habitação incendiada e realizaram os respetivos contactos com a Segurança Social, entidade responsável por dar seguimento a estes casos, para que seja encontrada uma habitação temporária ou um local para realojar este morador. O Município do Funchal irá também proceder a uma avaliação de riscos, para verificar se será possível ou não o regresso do proprietário à sua moradia e em que condições".

O presidente apela, por fim, a todos os funchalenses que neste início de Primavera “procedam à limpeza dos seus terrenos, pois as ações de limpeza são fundamentais para que possamos ter um verão sem grandes sobressaltos a nível de risco de incêndio. Em situações como esta onde exista muita acumulação, pedimos que armazenem todos os materiais de forma correta e não desordenada, evitando assim que se coloque em risco quem vive nessas propriedades, os vizinhos, e também os nossos bombeiros.”


8 visualizações