Buscar
  • Henrique Correia

Intervenção no Monumento do Infante D. Henrique concluída em novembro

Obras de correção do traçado da Ribeira de São João obrigaram à realização de trabalhos de conservação e restauro do Monumento

O Monumento do Infante D. Henrique está a sofrer obras de recuperação levadas a efeito pela secretaria regional de Equipamentos e Infraestruturas, através da direção regional do Equipamento Social e Conservação. O investimento é de 50 mil euros e a intervenção ficará pronta em meados de novembro.

A empreitada de Reposição de Infraestruturas Afetadas - Estacionamento do Infante resulta da intervenção de correção do traçado da Ribeira de São João, após a qual o Governo Regional inventariou todos os edifícios e monumentos na envolvente, no sentido de verificar eventuais anomalias, ainda que essa intervenção não tenha dado origem a qualquer instabilidade estrutural.

Apesar disso, como revela uma nota do gabinete de comunicação daquela secretaria, "verificou-se a necessidade de realizar trabalhos de conservação e restauro do Monumento ao Infante D. Henrique, incluindo identificação e registo contínuo de todo o processo interventivo, mapeamento de patologias, tratamento curativo e preventivo contra a colonização biológica, com vista à remoção total dos agentes biológicos, erradicação de plantas e limpeza superficial de toda a estrutura, remoção de materiais inadequados e de todos os elementos metálicos estranhos ao monumento, consolidação pontual de materiais pétreos e argamassas fragilizados, tratamento de juntas, estabilização da estrutura do monumento, limpeza final e elaboração de relatório final da intervenção, conforme os princípios fundamentais da Conservação e Restauro de Monumentos classificados".



3 visualizações