Buscar
  • Henrique Correia

Ireneu Barreto continua como Representante da República para a Madeira


Marcelo reconduz Ireneu Barreto para os próximos cinco anos


O Presidente da República já decidiu a recondução de Ireneu Barreto no cargo de Representante da República para a Madeira.

Este é o terceiro mandato no Palácio de São Lourenço.

Ireneu Cabral Barreto, nascido a 5 de fevereiro de 1941, na Ponta do Sol, concelho da Ilha da Madeira, é o primeiro Madeirense nomeado como Representante da República para a Região Autónoma da Madeira.

Em termos de escolaridade, completou o 6.º ano (atual) na freguesia da Ponta do Sol, finalizando os restantes graus de ensino liceais na cidade do Funchal, mais concretamente no Liceu Jaime Moniz.

Após a conclusão, em 1963, da Licenciatura em Direito na Universidade de Coimbra, frequentou o curso de Pós-Graduação em Ciência Jurídica na mesma Universidade.

Em 1964, concluiu com sucesso o exame de admissão ao Ministério Público e iniciou a sua atividade profissional, nas funções de Delegado do Procurador da República, em várias comarcas de Norte a Sul de Portugal Continental, bem como na comarca de São Vicente, no arquipélago da Madeira.

Foi nomeado Juiz de direito em 1970, carreira que iniciou na comarca de São Jorge (Açores).

Foi nomeado Ajudante do Procurador da República em 1973, exercendo estas funções em Bragança, Évora e Setúbal.

Em novembro de 1975 foi nomeado de Procurador-Geral Adjunto, tendo desempenhado estas funções como auditor jurídico no Ministério do Comércio e do Turismo, representante do Procurador-Geral da República na 2ª secção cível do Supremo Tribunal de Justiça e, desde 1979, membro do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República. Entre os anos de 1977 a 1979 foi Presidente do Grupo Orientador de Estágio para a formação para magistrados do Ministério Público. No ano de 1997, Ireneu Barreto foi nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça. A nível internacional, o Representante da República Ireneu Barreto foi membro da delegação portuguesa à Conferência de Plenipotenciários, no âmbito da elaboração de uma Convenção sobre a “Sucessão de Estados em matéria bens, arquivos e dívidas”, na cidade de Viena, em 1983.

A 11 de Abril de 2011, foi nomeado por despacho de Sua Excelência, o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, como Representante da República para a Região Autónoma da Madeira.

A 25 de fevereiro de 2016 foi condecorado, no Palácio de Belém, por Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

A 14 de março de 2016, foi nomeado por despacho de Sua Excelência, o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, como Representante da República para a Região Autónoma da Madeira.

Ireneu Cabral Barreto cumpriu o serviço militar como oficial miliciano no Exército em Moçambique entre 1966 e 1968. É casado com a Professora Doutora Carla Maria Lopes Ferreira Barreto.


13 visualizações