Ponta do Sol inaugurou o Monumento em Honra/Memória dos Combatentes do Concelho de Ponta do Sol Municipal que combateram durante a Guerra do Ultramar.
O Representante da República na Madeira foi à sua terra natal, a Ponta do Sol, relevar o concelho por prestar homenagem aos antigos combatentes através de um monumento hoje inaugurado. "Com o descerrar deste Monumento, o Concelho da Ponta do Sol concretiza aquele que é um dever dos poderes públicos para com os seus cidadãos: homenagear os que mais se sacrificaram pelo seu País. E que maior sacrifício pode haver do que levar às últimas consequências o juramento de, se necessário for, dar a vida em defesa da Pátria?" disse Ireneu Barreto.
Relativamente ao estatuto do antigo combatente, Ireneu referiu que "os avanços verificados na concretização do Estatuto do Antigo Combatente devem ser louvados, é certo. Todavia, isso não nos pode distrair da necessidade – melhor dito, não nos pode distrair da obrigação moral – de ir mais além no apoio aos nossos ex-Combatentes.
Ainda há poucos dias o referi.
Mas neste tema não me importo de correr o risco de soar repetitivo. Podemos estar satisfeitos com os valores atribuídos ao Suplemento Especial de Pensão e ao Acréscimo Vitalício de Pensão?
A proposta que já deixei foi a de sujeitar estas prestações a condição de recursos e utilizar as poupanças que daí adviriam para aumentar substancialmente o valor das prestações efetivamente pagas.
Talvez falte ainda à tão rica língua portuguesa uma palavra que nos permita matizar o valor dos gestos simbólicos. É que, se a inauguração deste Monumento carrega um simbolismo que devemos celebrar, o valor do Suplemento Especial de Pensão e do Acréscimo Vitalício de Pensão é mesmo unicamente simbólico.
Creio ser altura de transformar estas prestações em direitos com um impacto relevante na vida dos nossos ex-combatentes. Não me cansarei de o assinalar publicamente e a quem de direito".
Comments