top of page
Buscar

Ireneu diz que a moção de censura é da democracia e a Madeira está a funcionar

Foto do escritor: Henrique CorreiaHenrique Correia


Representante pede para aguardar a decisão do Parlamento.



O Representante da República na Madeira pode vir a entrar em "cena" se a moção de censura ao Governo passar no Parlamento. Ireneu Barreto esteve hoje na cerimónia do 106.º Aniversário do Dia do Armistício da Grande Guerra, no 50.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar e no 101.º Aniversário da

Liga dos Combatentes. E foi ali que normalizou este ato democrático que é a apresentação de uma moção de censura.

Ireneu Barreto segue, como seria de esperar, a linha de orientação do Presidente da República, a de aguardar pela decisão do Parlamento e só depois se pronunciar.

O Representante não quer "dizer nada de especial que possa ser entendido como condicionante ao processo que é da Assembleia Regional. Deixemos decidir". Mas pediu, através dos jornalistas, para que a população mantenha a tranquilidade, uma vez que a Madeira está a funcionar".

Relativamente à cerimónia, Ireneu Barreto abordou a importância de uma atenção aos antigos Combatentes: "Estes homens e as suas famílias não podem ser esquecidos, pois são uma parcela de um saldo demasiado negativo, resultado de uma guerra feita na contramão dos ventos da história.

Já louvei o trabalho que a Liga tem vindo a desenvolver em prol destes ex-Combatentes, e no qual se incluem estruturas de apoio médico, psicológico e social. Fosse esta apenas a sua atuação e já estaria muito bem justificado o estatuto de utilidade pública que lhe foi atribuído.

Valorizando este meritório trabalho, sinto que devo ainda chamar a atenção para o papel que o Estado e outras entidades públicas, nos diferentes níveis, devem desempenhar no apoio aos ex-Combatentes.

Não apenas com gestos importantes e carregados de simbolismo, como o que na próxima semana vai ter lugar na minha terra natal, na Ponta do Sol. Aí, por iniciativa da sua Câmara Municipal, vai ser inaugurado um Monumento Alusivo aos Combatentes.

Mas, às autoridades públicas em geral caberão tarefas de apoio de maior monta. Todos sabemos que muito se tem avançado nesta matéria, nomeadamente através da aprovação do Estatuto do Antigo Combatente, o qual, de resto, a nossa Assembleia Legislativa já fez adaptar à Região".

 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page