top of page
Buscar
Foto do escritorHenrique Correia

Ireneu não quer ver estrangeiros nas nossas Forças Armadas



Alerta aos deputados:  "Os recursos que forem disponibilizados ao Exército, à Marinha e à Força Aérea para aqui servirem terão sempre uma enorme importância para esta Região".




O Representante da República na Madeira mostrou-se hoje contrário ao recrutamento de estrangeiros para as Forças Armadas Portuguesas. Foram declarações no âmbito da recepção da Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República, onde relevou o papel desempenhado pelos militares em diversos momentos da vida madeirense, designadamente o temporal, os incêndios e a pandemia.

Ireneu Barreto disse haver orgulho pelo facto de que, "contrariamente ao que vem acontecendo a nível nacional, aqui serem cumpridos e excedidos os objetivos de recrutamento de novos militares.

Mas, mesmo na Madeira, isto se alterou, acompanhando a tendência nacional para uma grande erosão de novos recrutas.

É uma situação que preocupa a todos.

E cuja solução, é minha firme convicção, terá sempre de passar pela valorização da carreira militar, quer a nível remuneratório, quer, principalmente, pela instituição de um horizonte de maior estabilidade, que permita a todos os jovens com vocação militar escolher a sua carreira sem receio do futuro.

Não desejaria chegar a uma solução de recurso: aceitar que a nossa soberania e os valores e interesses nacionais sejam defendidos por cidadãos estrangeiros, o que, confesso, me suscita, na qualidade de antigo combatente e membro do Conselho Superior de Defesa Nacional, muitas dúvidas, reservas não atenuadas por uma eventual e apressada concessão de nacionalidade".

Ireneu Barreto lembra que "a história tem demonstrado que é nas Regiões Autónomas, provavelmente mais do que em qualquer outro ponto do território nacional, que a utilização dos meios das Forças Armadas maiores serviços tem prestado à Comunidade". E deixa uma reflexão de que "os recursos que forem disponibilizados ao Exército, à Marinha e à Força Aérea para aqui servirem terão sempre uma enorme importância para esta Região Autónoma e um papel fundamental para Portugal, no reforço da coesão nacional e na defesa da nossa soberania".

A comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República tem deputados de todos os partidos com assento parlamentar na assembleia da república.

Nesta cerimónia estiveram presentes as deputadas madeirenses na Assembleia da República Sara Madruga da Costa e Marta Freitas.




16 visualizações

Comments


bottom of page