Invasão do Hamas faz centenas de mortos e um número indeterminado de reféns.
O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu assumiu hoje estar em guerra contra o Hamas. Vários comentadores dizem mesmo que se tratou do 11 de setembro em Israel com a invasão do país por parte do grupo terrorista que surpreendentemente invadiu território israelita, entrou em casas particulares e fez vários reféns.
Os números ainda não estão fechados mas o que se sabe apontam para 200 mortos e um número indeterminado de reféns.
O conflito entre Israel e Palestina já dura há décadas. Em 1947, as Nações Unidas propuseram a criação de dois Estados — um judeu e um árabe — na Palestina, sob mandato britânico. A proposta foi aceite pelos líderes judeus, mas rejeitada pelo lado árabe e nunca foi implementada.
Em 1967 ocorreu a Guerra dos Seis Dias, que mudou o cenário na região. Israel tomou à força a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, então sob controle da Jordânia, bem como a Faixa de Gaza, sob administração egípcia. À época, 500 mil palestinos fugiram.
Desde então, o país anexou Jerusalém Oriental (onde estão localizados santuários venerados por cristãos, judeus e muçulmanos) e continua a ocupar a Cisjordânia, mas retirou-se em 2005 da Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islâmico Hamas desde 2007.
Comments