Buscar
  • Duarte Azevedo

Já é conhecido o modo de disputa do Campeonato de Portugal



Marítimo B, Camacha, Câmara de Lobos e União da Madeira são os representantes da Região.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) já oficializou, em comunicado, o formato do Campeonato de Portugal para a época 2021/2022, onde vão competir o União da Madeira, Marítimo B, Camacha e Câmara de Lobos.

Com o nascimento da Liga 3, esta prova passa a ser a quarta divisão do futebol português, vai ser disputado por 63 clubes e terá três fases: a fase regular, a fase de subida e de manutenção/descida e a de apuramento de campeão.

Na fase regular, os clubes são divididos por três séries de dez equipas e outras três de 11 clubes, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica.

Os primeiros dois classificados de cada série apuram-se para a Fase de Subida, num total de 12 clubes. Os restantes clubes apuram-se para a Fase de Manutenção e Descida.

Na fase de subida as 12 equipas serão distribuídas por duas séries, num sistema de todos contra todos. Os dois primeiros classificados de cada série apuram-se para a Liga 3 da época seguinte. O primeiro classificado de cada série apura-se para a Fase de Apuramento de Campeão.

Quanto à Fase de Manutenção e Descida é disputada por 51 clubes, distribuídos em nove séries de quatro equipas e três séries de cinco equipas, também de acordo com a sua localização geográfica. Em cada série, todos os clubes jogam entre si duas vezes.

Os dois primeiros classificados de cada série asseguram a manutenção na prova na época seguinte, num total de 24 clubes. Os restantes descem aos campeonatos distritais.

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo