top of page

Jardim "fã" do CDS e anti Chega: felizmente o CDS libertou-se da Madeira Velha

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • 16 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Jardim diz que uma eventual aliança com o Chega de André Ventura era "péssimo" para o PSD-M: "É a “Madeira Velha”contra a qual lutámos décadas e felizmente o CDS se libertou".




Com o CDS, sim. Com o Chega, não.


Ao longo da história política recente da Madeira, do pós 25 de abril e da construção do processo autonómico, temos assistido a diversas conjunturas e a diversos posicionamentos que, de algum modo, surpreendem pelo inesperado e às vezes pela "audácia" político partidária, vulgo "golpe de rins", que tornam a vida pública com necessidade de um estudo profundo para avaliar pessoas, comportamentos, instituições e conjunturas. Para ficar mais fino, como nós portugueses gostamos, um "case study". Do género faz um print e muito mais, parece que nos sentimos mais evoluídos com estrangeirismos.

Mas voltando ao que interessa, tudo isto tem a ver, também, com uma posição recente do antigo presidente do Governo Regional Alberto João Jardim, que inquestionavelmente já fez história na História da Madeira e tem sempre algumas posições interessantes, também depois da reforma e de estar rendido às tecnologias, mesmo com apoios de manuseamento, com a exposição, com regularidade, de pontos de vista que acabam por merecer a atenção exterior pelos 40 anos de governação, por aquilo que conhecemos e pelas nuances que entretanto vão acontecendo.

A última é a de que o CDS libertou-se da "Madeira Velha". O partido da "Madeira Velha", tantas vezes acusado por Jardim, entrou no Governo e libertou-se. Ainda bem, escreve Jardim, porque se andam para aí a falar do Chega (Ventura admitiu coligação com o PSD) então é melhor deixar a CDS de "rédea" curta. Mesmo sem saber quanto valem os dois, em separado, a verdade é que é melhor jogar pelo seguro.

Jardim escreve: "PÉSSIMO estaria PSD/Madeira se necessitado aliar ao

“chega”, filho adoptivo de Costa para dividir!

É anti-Autonomia; é a “Madeira Velha”contra a qual lutámos décadas e felizmente o CDS se libertou; atenta contra o primado da Pessoa Humana: prisão perpétua, castração, racismo,etc."

Ou seja, Chega para lá porque o CDS chega bem para as "encomendas" e é melhor ter um na mão do que dois a voar. Sendo que, seja qual for o apoio , "voa" baixinho". 

 
 
 

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page