"Delírio de habituais imediatismos curtinhos de mais taxas e taxinhas".
O antigo presidente do Governo Regional Alberto João Jardim veio a público criticar uma certa incongruência regional quando critica a carga fiscal no País e por outro lado levanta a possibilidade de mais taxas na Região, sendo que Jardim não foca a que taxas se refere, mas certamente tem a ver com noticias dando conta de algum debate sobre a taxa turística nos cruzeiros que aportam no Funchal e que devido ao grande número de turistas em trânsito, corresponderia a uma receita elevada.
Jardim escreve que "não se pode andar a críticar a carga fiscal portuguesa e, ao mesmo tempo, andar num delírio de habituais imediatismos curtinhos de mais taxas e taxinhas que podem “ matar a galinha de ovos de ouro”.
A partir de abril dovpróximo ano, a taxa turística de 2 euros vai começar a ser cobrada aos passageiros dos navios de cruzeiros no Porto de Lisboa.
Esta taxa, recorde-se, já existe na capital portuguesa desde 2016, altura em que
começou a ser cobrada sobre as dormidas de turistas nacionais e estrangeiros nas unidades hoteleiras ou de alojamento local, inicialmente de 1 euro por noite, passou a 2 euros por noite em janeiro de 2019.
A taxa será cobrada através da plataforma Janela Única Logística, segundo a informação dada pela APL ao Público.
Comments