Militante socialista defende que "as eleições internas que serão convocadas devem ser abertas à participação de todos os militantes, sem exceção e independentemente da regularização, ou não, das respetivas quotas". Devido aos prazos curtos.

"A Comissão Regional deve ser aberta à participação, ainda que sem direito de voto, de todos aqueles que manifestarem interesse para tal", sugere João Pedro Vieira.
O antigo vereador da coligação que geriu a Câmara do Funchal e antigo secretário-geral socialista, João Pedro Vieira, defendeu hoje publicamente, através do Facebook, que
"atendendo à excecionalidade do momento e dos procedimentos que serão adotados, de forma a potenciar a capacidade de participação de todos os militantes, é meu entendimento que a Comissão Regional convocada para amanhã de manhã, com caráter de urgência, mas ultrapassando todos os prazos estatutários definidos, deve ser aberta à participação, ainda que sem direito de voto, de todos aqueles que manifestarem interesse para tal, permitindo, assim, que todos os militantes possam contribuir ativamente no processo absolutamente atípico de definição de regras, forçosamente excecionais, que decorrerá".
O militante do PS-M entende, ainda, que "as eleições internas que serão convocadas devem ser abertas à participação de todos os militantes, sem exceção e independentemente da regularização, ou não, das respetivas quotas, nomeadamente atendendo ao estreitamento dos prazos estatutários que acontecerá nesta situação. Tal facto permitirá potenciar a oportunidade de participação dos nossos militantes, valorizando o ato eleitoral - que decorrerá, insisto, em condições absolutamente excecionais, fora dos termos estatutários e regulamentares habitualmente previstos -, beneficiando, assim, o nosso partido e a democracia interna, liberta de outros condicionamentos adicionais de qualquer tipo, para além dos provocados pelos prazos anormalmente curtos da eleição que decorrerá".
Comments