top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

José Manuel Rodrigues assume presidência das Assembleias da Europa



O presidente da Assembleia Regional quer “robustecer o peso dos Parlamentos e dos Governos Regionais, como mediadores entre as instituições europeias e os cidadãos”,






Acontece pela primeira vez a um presidente da Assembleia Regional da Madeira. José Manuel Rodrigues recebeu, das mãos de Rachid Madrane a “Makila”, uma bengala que simboliza a transmissão da Presidência da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias, CALRE. A cerimónia contou com a presença dos Vice-Presidentes do Parlamento madeirense, e dos líderes parlamentares do PSD, do PS, do CHEGA, do CDS-PP, da Iniciativa Liberal e do Bloco de Esquerda.

O até agora Presidente da CALRE, Rachid Madrane, veio à Madeira fazer a transmissão oficial da Presidência da CALRE. Passa a vice presidente por regulamento.

José Manuel Rodrigues quer “robustecer o peso dos Parlamentos e dos Governos Regionais, como mediadores entre as instituições europeias e os cidadãos”, como forma de cimentar a “construção de uma verdadeira cidadania europeia”.

Perante os vários cenários de guerra, na Europa e no Mundo, o Presidente do Parlamento madeirense apelou ao “reforço da União Europeia e das suas instituições”. Uma estratégia que passa, na opinião de José Manuel Rodrigues, pela “criação de um verdadeiro estatuto das Regiões Ultraperiféricas, garantindo apoios e políticas próprias adequadas às suas especificidades, mas assegurando também que as políticas comuns europeias são adaptadas a esses territórios em função das suas singularidades”.

“Isto é válido para as políticas de coesão, para a política fiscal, para o pacto verde, para a descarbonização das nossas economias, para as medidas de combate às alterações climáticas, para a transformação digital e para as políticas de imigração e asilo, um drama humanitário que atinge particularmente algumas regiões e ilhas europeias e que só pode ser vencido com uma forte cooperação e solidariedade entre todas as regiões e todos os Estados-membros da União Europeia”, concluiu.

3 visualizações

Comments


bottom of page