"Temos de ter mais meios de prevenção, que no passado não eram necessários”.
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, também líder do CDS e parceiro do Governo através de um entendimento de incidência parlamentar, foi ver os incêndios e deu ideias que são da esfera do Executivo mas que este ainda não decidiu: apelou, hoje, a um reforço de meios aéreos de combate aos incêndios na Região, com o apoio do Estado. “Nós precisamos de reforçar os meios de combate a incêndios florestais, porque, no caso da Madeira, eles rapidamente se transformam em incêndios urbanos”, afirmou José Manuel Rodrigues durante a visita às localidades mais atingidas pelo fogo que lavra desde quarta-feira na ilha. “Entendo que deve ser a República a pagar a existência de meios aéreos nas Regiões Autónomas para o combate aos incêndios florestais”, e, também, “para apoiar o socorro, no caso de outras ocorrências, que por vezes existem, como o resgate em montanha de turistas e residentes”, disse.
O Presidente do Parlamento madeirense vinca a importância do pedido sobretudo numa altura em que se “acentuam as alterações climáticas”. Perante esta nova realidade climática “temos de ter mais meios de prevenção, que no passado não eram necessários”, reforçou.
José Manuel Rodrigues esteve a visitar, desde a manhã deste domingo, as localidades mais fustigadas pelo fogo. “É um cenário desolador. O fogo já consumiu parte do património natural da Madeira”, lamentou.
Σχόλια