Buscar
  • Henrique Correia

JPP divulga listas de espera e revela que os dados oficiais só existem até 2019


JPP afirma ter recorrido a processos de intimação judicial para obter as listas de espera para cirurgias, consultas de especialidade e exames complementares de diagnóstico e terapêutica. Saiba o que é possível saber:

https://juntospelopovo.pt/listas-de-espera/



O partido Juntos Pelo Povo trouxe hoje a público as listas de espera no Serviço de Saúde da Região e já publicou no "portal da transparência do seu sitio da internet". Com uma observação curiosa: as listas de espera só estão disponíveis até 31 de dezembro de 2019, sendo que os indicadores foram fornecidos desde o ano de 2009.

Uma nota assinada por Élvio Sousa acentua que "esta informação, que deveria estar publicada na página oficial dos serviços de saúde da Região Autónoma da Madeira, e consubstancia um dos direitos fundamentais do utente (direito à informação) é, reiteradamente, ocultada pelo SESARAM, E.P.E., vendo-se o JPP obrigado a recorrer, a processos de intimação judicial, para obter as listas de espera para cirurgias, consultas de especialidade e exames complementares de diagnóstico e terapêutica".

Refere o partido que se mantém firme na opinião de que, "é fundamental a população, os utentes, terem acesso a esta informação, terem este conhecimento pois, atualmente, a única informação que lhes é transmitida é a de que “é melhor irem ao privado”, e isto não é uma resposta que deve ser dada por um serviço público de saúde".

Verifica-se, acrescenta o JPP, que, "infelizmente, continua a haver omissão nestes dados e, sendo um direito dos utentes, o JPP assume o papel que deveria estar a ser efetivado pelo SESARAM, E.P.E.

11 visualizações