Buscar
  • Henrique Correia

JPP leva descida do IVA ao debate sobre o Orçamento Regional para 2021


Élvio Sousa diz que essa "é uma premissa autonómica, que cabe única e exclusivamente a este Governo PSD/CDS”


A descida do IVA é uma proposta que o partido Juntos Pelo Povo leva ao debate di Orçamento e Plano da Região para 2021.

Numa ação política, esta segunda-feira, Élvio Sousa disse que “falta cumprir a descida das taxas de IVA para que os madeirenses possam ser equiparados, nos seus direitos, aos portugueses que vivem no Continente. Essa é uma premissa autonómica, que cabe única e exclusivamente a este Governo PSD/CDS”.

O deputado do JPP lembrou, ainda, que o CDS foi “em tempos acérrimo defensor dessa redução”.

Élvio Sousa referiu que a descida do IVA “não só integrará as mais de trinta propostas de alteração ao Orçamento e Plano de Investimentos para 2021, com a redução das taxas do IVA nos três escalões, mas também, de um projeto de resolução para a redução do IVA da restauração, para a taxa reduzida”.

O deputado frisa a necessidade de acudir, no imediato, aos empresários ligados à restauração, bares e similares, e ao comércio tradicional que “precisam de liquidez e precisam de aliviar a tesouraria das suas empresas”.

“Se numa fatura de 100 euros os empresários entregam ao Estado 22 euros, com uma redução efetiva, pagariam 12 euros na taxa intermédia, o que lhes permitiriam ficar com mais liquidez e dinheiro para ajudar a suportar a atual conjuntura”, exemplifica o deputado.

2 visualizações