Buscar
  • Henrique Correia

Ligação por cabo entre Madeira e continente deverá acontecer em maio


Miguel Albuquerque realça investimento de 15,1 milhões de euros por parte da Região





A Madeira vai passar a ter cabo próprio de telecomunicações, público. E do mais inovador que existe, disse o presidente do Governo Regional quando hoje esteve na Praia Formosa, onde está a ser instalado o novo cabo submarino de telecomunicações, a ligar a Madeira e Portugal Continental (na zona de Sines).

O investimento é de 15,1 milhões de euros por parte da Região e segundo Miguel Albuquerque vem resolver "um grande constrangimento" à Região.

A ligação por cabo deverá ser uma realidade durante o mês de maio, refere uma nota publicada nas plataformas digitais do Governo.

"O cabo EllaLink incorpora tecnologia capaz de disponibilizar o mais avançado sistema de telecomunicações submarino e terá uma capacidade de 30 terabits por segundo.

A Madeira vai passar a ter cabo próprio de telecomunicações, público. E do mais inovador que existe, disse aLink., a propriedade da derivação da Madeira e o fornecimento do equipamento de transmissão ótica com 300Gbps de capacidade inicial. É garantido igualmente o suporte para a ampliação da capacidade máxima de transmissão para 30Tbps e um período de vida útil não inferior a 25 anos".

4 visualizações