Buscar
  • Henrique Correia

Machico seria concelho de risco elevado com a ponderação do "estado de emergência"

Se fosse aplicada essa classificação, tal como acontece no continente, enquadrava-se nos concelhos que têm recolher obrigatório aos fins de semana, pelas 13 horas, e proibição de circulação nos feriados


Os campos de prática desportiva estão interditos em Machico


A média da região está nos 88 casos por 100 mil habitantes. A média de Machico está nos 270. À luz da ponderação apurada no âmbito do "estado de emergência", já seria um concelho considerado de "risco elevado" e, por isso, se as medidas fossem aqui aplicadas, estaria sujeito a um fim de semana de recolher obrigatório a partir das 13 horas e até às cinco da manhã, como acontece em muitos concelhos do continente que correspondem a esse valor, que têm mais de 240 casos por 100 mil habitantes.

Esta avaliação não passa disso mesmo, uma avaliação, apenas com base nos números de ontem, dia em que Machico decidiu adotar medidas mais "musculadas" para travar o aumento de casos nos últimos dias, uma situação que está a prepcupar, não só as entidades locais, como as regionais e particularmente a Autoridade de Saúde, empenhada em travar alguns surtos que vêm ocorrendo naquele concelho, fruto de alguns comportamentos menos preventivos por parte de alguns setores da população.

A Proteção Civil de Machico já anunciou diversas ações, no terreno, visando precisamente dar "corpo" às medidas, designadamente o encerramento de parques infantis, campos desportivos, incluindo o Tristão Vaz, bem como zonas de convívio, para onde confluíam alguns ajuntamentos indesejados atendendo às recomendações de distanciamento e de proteção, não cumprindo nenhum desses requisitos.

Além disso, as entidades fiscalizadores têm desenvolvido ações para que as normas sejam cumpridas, com particular incidência nos bares e nos restaurantes, que em muitos momentos registavam a lotação superior ao recomendado, além de que não cumpriam horas de encerramento, tanto em Machico como no Caniçal, sendo esta uma freguesia onde incide uma atenção especial.

O Município de Machico tem vindo a registar um aumento significativo de casos COVID-19, pelo que aq Autarquia "apela à população em geral para a necessidade do cumprimento das normas".

16 visualizações