Buscar
  • Henrique Correia

Madeira com 14 casos positivos de Covid-19 em 13 dias; agosto confirma preocupações

Hoje há dois novos casos e um suspeito de um viajante controlado à chegada ao aeroporto



O maior movimento de passageiros nos aeroportos da Região, em agosto, tal como estava previsto, refletiu-se no número de casos. Desde o dia 6 de agosto, registaram-se 14 novos casos positivos na Madeira, uma realidade que confrma as preocupações das autoridades de saúde e a necessidade de manter alerta a prevenção. A entrada de turismo, que por um laso é positiva do ponto de vista da economia, traz uma necessidade acrescida de ter em conta o maior rigor na aplicação das medidas de contenção, de que os testes, trazidos nas últimas 72 horas ou feitos nas estruturas aeroportuárias, à chegada, constituem o primeito grande filtro das situaçõwes.

A 6 de agosto, a Madeira tinha 121 casos positivos, hoje, 18 de agosto, contabiliza 135. Também hoje, segundo dados divulgados pelo IASAÚDE, referentes às últimas 24horas, foi ainda identificada uma situação que se encontra em análise pelas autoridades de saúde. Trata-se de um viajante identificado na operação de rastreio em curso no aeroporto da Madeira, que se encontrava em acompanhamento pelas autoridades de saúde. Análises laboratoriais e uma investigação epidemiológica estão em curso.

Os mesmos dados apontam que até hoje, 18 de agosto, foram contabilizadas na Região 1594 notificações de casos suspeitos de COVID-19, dos quais 1459 não se confirmaram. Os 29 casos ativos consistem em 28 casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 1 caso de transmissão local. No que toca ao isolamento dos casos positivos, 23 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, três em alojamento próprio, dois encontram-se hospitalizadas na Unidade de Internamento Polivalente dedicada à COVID-19 e 1 permanece na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada.

A mesma informação, apresentada hoje, refere que há 18.732 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafeToDiscover, 7487 destas pessoas estão em vigilância ativa.

Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam 11093, mais 42 chamadas nas últimas 24h. O total de atendimentos pela linha de acompanhamento psicológico do IASAUDE, IP-RAM (291 212 399) é agora de 1938, com 168 pessoas acompanhadas pelos profissionais deste instituto. Relativamente aos testes para despiste de COVID-19 realizados na RAM, assinala-se que:

Até ao fim do dia 16/08/2020, no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, foram processadas 62364 amostras para teste de PCR;

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 32036 colheitas para teste à COVID-19 realizadas (até às 16h30 do dia de hoje).

5 visualizações