Buscar
  • Henrique Correia

Madeira com 5 casos de transmissão local e 5 importados

Um dos casos (30) em estudo diz respeito a um profissional do SESARAM, EPERAM que, sendo alvo de cuidados no serviço de saúde por outra causa, aguarda confirmação.


São mais dez casos positivos na Madeira, de acordo com o relatório de hoje do Instituto de Administração da Saúde. A Região passa a contabilizar 495 casos confirmados desde o início da pandemia. Os casos de hoje são 5 casos importados (4 provenientes do Reino Unido e 1 de Itália) e 5 caso de transmissão local (4 associados a casos recentemente diagnosticados na comunidade e 1 em investigação). O IASAÚDE revela que sobre os casos de transmissão local hoje identificados, temos a salientar um caso de um jovem, que frequentava  um estabelecimento de ensino no concelho do Funchal. A direção do estabelecimento foi informada e o seu plano de contingência ativado, determinando o isolamento profilático de 20 estudantes de 1 turma. A investigação epidemiológica do caso está em curso. A assinalar que, no contexto da investigação epidemiológica dos restantes casos positivos recentemente identificados, testes de COVID-19 estão em curso, sem que, até ao momento, tenham sido identificados novos casos positivos.

No total, há 30 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 12 provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 18 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24. Investigações epidemiológicas estão em curso.

O IASAÚDE informa que um dos casos em estudo diz respeito a um profissional do SESARAM, EPERAM que, sendo alvo de cuidados no serviço de saúde por outra causa, aguarda confirmação. A investigação epidemiológica está em curso. Hoje há mais 5 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 292 casos recuperados de COVID-19, mantendo-se o registo de 1 óbito associado à COVID-19 na RAM. São 202 os casos ativos, dos quais 167 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 35 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 149 são não-residentes e 53 são residentes na RAM. Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 84 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 116 em alojamento próprio e 2 pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19.

7 visualizações