Buscar
  • Henrique Correia

Madeira disponível para receber doentes Covid-19 do continente


Albuquerque deu a "primeira mão" ao Expresso e Pedro Ramos revelou depois pormenores dessa decisão do Governo Regional, a quem a ministra Marta Macedo agradeceu


Miguel Albuquerque antecipou-se e já tinha anunciado hoje, no Expresso, que a Madeira manifestou, ao Governo da República, a disponibilidade de receber, para já três doentes Covid-19 do continente, mas podem ser mais, num contributo à situação de pressão vivida em unidades hospitalares do espaço continental. A escolha do Expresso visou garantir uma expansão nacional da notícia com contornos de âmbito nacional.

Há pouco, a secretaria regional da Saúde deu mais pormenores dessa iniciativa, revelando que "o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, já estabeleceu o contacto com a ministra da Saúde, Marta Temido, e a operação da transferência dos doentes COVID-19 será operacionalizada, assim que obtiver resposta positiva por parte do Ministério da Saúde".

Uma nota da secretaria refere que "a ministra da Saúde agradeceu o apoio e a solidariedade demonstrada pelos governantes na Madeira neste momento difícil em que a maioria dos hospitais já estão sem capacidade para internar mais doentes.m".

Pedro Ramos referiu que "a Madeira dispõe de camas, de equipamentos e de recursos humanos diferenciados para tratar doentes COVID-19, para além de dispor de um Serviço de Medicina Intensiva de nível máximo de diferenciação para tratamento de doentes críticos.

A nota esclarece que "inicialmente o Hospital Dr. Nélio Mendonça poderá receber até três doentes", mas Pedro Ramos não exclui a possibilidade de aumentar essa disponibilidade, "tudo irá depender da evolução da situação epidemiológica da COVID-19 na RAM.

Esta decisão foi concertada, com base na informação disponibilizada pelas direções técnicas, em articulação com o conselho de administração do Serviço de Saúde da RAM".

Esta operação de transferência de doentes COVID-19 dos hospitais do Continente português a efetivar para o Hospital Dr. Nélio Mendonça conta com a colaboração da Força Aérea, através do Comando Operacional da Madeira.

Importa reforçar que de acordo com os dados facultados, no boletim informativo no dia de ontem, estavam internados 64 pessoas no Hospital Dr. Nélio Mendonça (56 pessoas em unidade polivalente e 8 na unidade de Cuidados Intensivos).

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo