top of page

Madeira numa semana recebe "presidenciáveis"; Santos Silva chega terça

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • 19 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Presidente da Assembleia da República vem ao início da Sessão Legislativa, mas também para comemorar os 200 anos da Constituição de 1822.



O luto nacional de três dias pela morte da Rainha Isabel II, adiou, por um dia, o início da última sessão legislativa da Legislatura na Assembleia Regional, que tem no dia 21 de setembro a primeira sessão plenária com a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que chega esta terça-feira à Madeira, pelas 18.35h, e será recebido no Aeroporto da Madeira pelo presidente da ALRAM, José Manuel Rodrigues.

A visita oficial de dois dias, para além da presença na abertura do ano parlamentar, tem prevista uma deslocação à Casa das Mudas, na Calheta, uma deslocação a um espaço cultural do antigo ministro da Cultura, que também já teve as pastas dos Assuntos Parlamentares e da Defesa, sendo agora falado para a forte possibilidade de estar na "calha" relativamente a uma candidatura socialista à presidência da República, sabendo-se que Marcelo Rebelo de Sousa, o atual Chefe de Estado, está em fim de mandato.

Mas a deslocação de Augusto Santos Silva à Madeira tem uma particularidade curiosa de ocorrer sensivelmente uma semana depois da vinda à Região de outro possível candidato à presidência da República, mas da direita, o Almirante Gouveia e Melo, que veio participar na conferência sobre as Selvagens, que visitou integrando uma comitiva que teve a presença dos presidentes da Assembleia e do Governo.

Gouveia e Melo e Santos Silva têm perfis diferentes. Augusto Santos Silva é uma figura com larga experiência de vida política ativa, é um homem do aparelho socialista, uma figura de equilíbrios internos e de matriz ideológica do PS.

Já Gouveia e Melo tem uma popularidade recente, com uma figura mediatizada por ter colocado "ordem na casa" no processo de vacinação contra a COVID-19, que até à sua chegada era de uma desorganização permanente. É verdade que as eleições presidenciais ainda estão longe, 2025, mas neste fazer o caminho caminhando, Santos Silva surge com um capital político de maior dimensão, por comparação com o perfil militar de Gouveia e Melo. Ainda é cedo para qualquer avaliação, mas não é cedo para ir capitalizando popularidade e fazer "lobbies".

Para já, Santos Silva vem na qualidade de Presidente da Assembleia da República, a convite de José Manuel Rodrigues. A IV Sessão Legislativa da XII Legislatura inicia-se na próxima quarta-feira, dia 21 de setembro. O arranque dos trabalhos contemplará também uma “Sessão Solene Comemorativa para assinalar o início da Sessão Legislativa, mas também para comemorar os 200 anos da Constituição de 1822, "a primeira Constituição portuguesa e aquela que de alguma forma permitiu que a Madeira e os Açores tivessem representação parlamentar nas cortes”, explicou o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, no final das reuniões da Conferência dos Representantes dos Partidos e da Comissão Permanente".

 
 
 

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page