top of page
Buscar

Madeira prossegue imunização contra o vírus que provoca bronquiolites

Foto do escritor: Henrique CorreiaHenrique Correia

Neste momento, estão imunizadas contra o VSR 1154 crianças.




Decorreu esta manhã, dia 12 de dezembro, no auditório Almeida Santos, na Assembleia da República, em Lisboa, a conferência "Prevenção do Vírus Sincicial Respiratório - Uma prioridade Nacional de Saúde", integrada na iniciativa “RSV Think Tank - Inspirar à Mudança”.

 O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, e a diretora regional da Saúde, Bruna Gouveia, foram convidados a participar nesta conferência e a apresentar o exemplo da RAM na imunização contra o VSR.

Segundo, a diretora regional, neste momento a estratégia de imunização está a decorrer com excelentes resultados “temos uma cobertura geral na ordem dos 92% e se olharmos àqueles que nasceram durante a época VSR temos uma cobertura cerca de 94%”.

Neste momento, estão imunizadas contra o VSR 1154 crianças. Ainda, de acordo com a diretora regional, e segundo resultados das primeiras semanas de imunização é notória a diminuição da procura dos serviços de urgência hospitalar, com uma redução na ordem dos 34% por infeções respiratórias agudas baixas em crianças com menos de 2 anos”. Revela- se também uma redução na hospitalização relacionada com o VSR, comparativamente à época 2022/2023, na ordem dos 40%.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um vírus muito comum e altamente contagioso, mais conhecido por causar bronquiolite em crianças durante o inverno. A bronquiolite é uma infeção respiratória aguda, com maior incidência nos primeiros 2 anos de vida. A maioria dos casos de bronquiolite é causada pelo VSR.

Esta imunização é indicada para os bebés que ainda não tiveram contato com o VSR e que vão viver o seu primeiro inverno.

Recorde-se que o Governo Regional adquiriu 2400 vacinas, um investimento superior a 500 mil euros

 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page