Buscar
  • Henrique Correia

Madeira recebeu 28 mil descargas; carga de um raio dava para abastecer a Região


Luz na Madeira apagou duas vezes; há 20 pessoas desalojadas; retomado esta manhã o programa de vacinação contra a Covid-19



O presidente do Governo Regional fez hoje um balanço sobre o temporal na Madeira e revelou alguns números que poderão ajudar a perceber a dimensão da ocorrência, com chuva e trovoadas por longo tempo.

Não há memória, entre os registos conhecidos, disse Albuquerque de uma trovoada como esta: "A Região sofreu 20 mil descargas" ( mais tarde este número foi retificado para 28 mil, como se pode ver no site do Governo) e dois desses raios atingiram, o primeiro às 20.40 horas de sábado, a ligação Vitória/Calheta, provocado o primeiro apagão e a retoma às 23 horas, e o segundo às 6 40 de hoje, que afetou a ligação Vitória m/Palheiro Ferreiro, registando-se o segundo apagão, retomando o fornecimento de energia às 9.15 de hoje.

Miguel Albuquerque revelou, ainda, que 20 pessoas ficaram desalojadas, correspondendo a 6 agregados familiares, e encontram-se realojados na Pousada da Juventude.

A situação, neste momento, está mais calma e o presidente do Governo realçou o facto de as ribeiras terem suportado bem a este temporal, referindo no entanto duas situações de ribeiras que transbordaram, o ribeiro da Nora e um outro situado junto ao edifício Navio Azul, na Estrada Monumental.

Miguel Albuquerque anunciou, também, que apesar da situação de mau tempo, neste momento a caminho da normalidade, foi retomado, pelas 10 horas, no Tecnopolo, o programa regional de vacinação contra a Covid-19.






9 visualizações