Buscar
  • Henrique Correia

Madeira reclama mais 171 milhões de Fundos e quer que Lisboa acerte contas


"A diferença dos nossos números resulta do acerto dos montantes alocados ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, ao Fundo Social Europeu, ao Fundo de Coesão".




O vice presidente do Governo Regional revelou hoje, na sua página do Facebook, a essência de uma notícia que fez publicar no JM e que se prende com as verbas dos fundos europeus.

Pedro Calado escreve que "de acordo com os regulamentos europeus, a Região tem a receber, no próximo quadro financeiro de apoio, 1.052 milhões de euros. Ou seja; são mais 171 milhões de euros do que o valor identificado por Lisboa – 881 milhões.

A diferença dos nossos números resulta do acerto dos montantes alocados ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, ao Fundo Social Europeu, ao Fundo de Coesão.

Esperamos agora que o Estado proceda à respetiva validação e acerto de contas".

Também hoje, mas agora no DN, o vice presidente anuncia que o IDR vai gerir os milhões do Plano de Recuperação. No Facebook, Pedro Calado publica a página do DN e refere que "a coordenação política dos Fundos Europeus, superiores a 697,2 milhões de euros, atribuídos à Região pelo PRR, será da competência do Governo Regional. Será também nomeada uma Comissão Regional de Acompanhamento. Um órgão consultivo a quem caberá acompanhar a execução dos investimentos.

A Comissão Regional de Acompanhamento do PRR-RAM será constituída por membros governamentais com responsabilidades nas áreas de aplicação dos investimentos, tais como: assuntos sociais, saúde, ambiente, educação, energia, ciência e tecnologia, modernização administrativa, mas também terá membros da sociedade civil, representativos de vários sectores e instituições.

Quanto à coordenação técnica e monitorização, essa importante competência, estará nas mãos do IDR".

Nesse sentido, será assinado, entre o IDR e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, um contrato com vista à gestão dos projectos", escreve Calado na sua página da rede social.

7 visualizações