Coronel Nuno da Câmara Santa Clara Gomes e coronel Virgílio Canísio Vieira da Luz Varela com a Grande-Oficial da Ordem da Liberdade.
Coronel José Nuno da Câmara Santa Clara Gomes, atual presidente da associação de deficientes das Forças Armadas.
Dois militares madeirenses foram condecorados pelo Presidente da República no âmbito de condecorações atribuídas aos militares de abril de 74, sendo que neste contexto causou polémica o facto de uma contestada condecoração do marechal Spínola ter sido atribuida em julho de 2023 sem divulgação pública, como seria habitual. A presidência revonhece essa "falta" mas diz que a cerimónia foi presenciada por cerca de uma centena de pessoas e a condecoração publicda em Diário da República. A contestação tem a ver com as ligações de Spínola ao movimento MDLP, Movimento Democrático de Libertação de Portugal (MDLP), uma organização terrorista durante o período que se seguiu à revolução de abril.
Um madeirense condecorado com a Grande-Oficial da Ordem da Liberdade foi o Coronel Virgílio Canísio Vieira da Luz Varela, a título póstumo. Era natural da Ponta do Sol. Recebeu as insígnias Maria Leonor Teixeira da Costa Lopes Varela, viúva do Homenageado
Outro madeirense condecorado foi o Coronel José Nuno da Câmara Santa Clara Gomes, atual presidente da associação de deficientes das Forças Armadas.
Recorde-se que Marcelo condecorou com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade p Marechal António Sebastião Ribeiro de Spínola, a título póstumo. Recebeu as insígnias Maria Adelaide Gonçalves Cardoso de Spínola, sobrinha do homenageado; também condecorado o Marechal Francisco da Costa Gomes, a título póstumo. Recebeu as insígnias António José Gomes Telles Grilo, sobrinho do homenageado.
A presidência da República lembra que desde fevereiro de 2021 e até julho de 2023, o Presidente da República condecorou 219 militares participantes no 25 de abril de 1974, na sequência das propostas da Associação 25 de Abril, bem como os restantes membros da Junta de Salvação Nacional não propostos por aquela associação.
Comments