Buscar
  • Henrique Correia

Mais 8 casos positivos de transmissão local e 5 importados; um profissional de saúde infetado

Há 70 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde,


Há 13 novos novos casos positivos de Covid-19, registados nas últimas 24 horas na Madeira. São 5 casos importados (3 provenientes da Venezuela, 1 do Reino Unido e 1 da Áustria) e 8 casos de transmissão local. Estes indicadores têm um dado novo, o maior número de casos locais, o que não era muito habitual em registos anteriores.

Relativamente aos 8 casos de transmissão local confirmados hoje, 2 estão associados a um contacto com viajantes provenientes de fora da Região, e 6 são contactos próximos de casos positivos recentemente identificados, que já estavam a ser acompanhados pelas autoridades de saúde e permaneciam em isolamento profilático. A assinalar que um dos casos positivos diagnosticado hoje, diz respeito a um profissional de saúde do SESARAM, EPERAM.

No contexto da investigação epidemiológica dos restantes casos positivos anteriormente 

identificados, testes de COVID-19 estão em curso, sem que, até ao momento, tenham sido identificados outros casos positivos.

Um aumento, também, relativamente aos casos suspeitos. No total, há 70 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 19 provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 51 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24. Investigações epidemiológicas estão em curso.

Hoje há mais 7 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 332 casos recuperados de COVID-19, mantendo-se o registo de 1 óbito associado à COVID-19 na RAM.

São 198 os casos ativos, dos quais 147 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 51 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 129 são não-residentes e 69 são residentes na RAM.

Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 73 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 122 em alojamento próprio e 3 pessoas mantêm-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19.

À data, 423 contactos de casos positivos estão em vigilância pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região. Relativamente a viajantes, 13569 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

4 visualizações