Obra concluída estará e inaugurada a 14 de dezembro.
A obra de prevenção e mitigação do risco de derrocada nas escarpas sobranceiras à ER 223 – Troço Estreito da Calheta / Jardim do Mar – Fases A e B estará concluída e inaugurada a 14 de dezembro. O secretário regional dos Equipamentose Infraestruturas visitou a zona onde se desenrola a obra.
Segundo informação publicada pelo Governo, a fase A da obra contemplou trabalhos numa extensão aproximada de 1 080 metros, correspondendo à construção de um túnel com uma extensão de 1 051 metros, que constituirá uma alternativa ao atual troço entre o Túnel da Ribeira Funda e a entrada do Túnel para o Paul do Mar. O entroncamento entre o Túnel do Paul do Mar e o acesso ao Jardim do Mar será substituído por uma rotunda, parcialmente assente sobre uma solução em estrutura.
No troço da Fase B, a escarpa sobranceira à via apresenta alturas entre 130 a 150 metros. A solução encontrada para proteção dos utentes consistiu na construção de uma estrutura em betão armado, com cerca de 570 metros, dividida em dois troços, de 240 e 331 metros. Na parte final do traçado, será estabilizado o talude sobranceiro à ER223, numa extensão de 114 metros, com recurso a betão projetado e pregagens.
Esta é uma obra muito importante para a população porque irá conferir maior segurança aos utilizadores daquele troço. Na visita, Pedro Fino fez-se acompanhar pelo presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, e pelo presidente da Junta de Freguesia do Jardim do Mar, Bruno Pereira.
Comments