Pela negativa, a circunstância de duas coletividades que vão estar na III Divisão Nacional, São Roque do Faial e CD Nacional, não terem nenhuma estrela.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou os resultados finais da Certificação de Entidades Formadoras no que toca ao futsal.
Relativamente aos clubes madeirenses, o destaque vai para o CS Marítimo e para o Clube Escola Francisco Franco, cada qual com 4 estrelas, tal como outras 14 coletividade, onde está, por exemplo, o Benfica e não está o Sporting CP - este tem apenas 3. Já com a pontuação máxima, 5 estrelas, encontram-se apenas os Leões de Porto Salvo e o Caxinas, duas referências da modalidade, nomeadamente da formação.
Mas ainda em relação aos clubes da Madeira saliência para a AD Porto da Cruz, creditada com 2 estrelas - situação que se ficará a dever, em muito, ao trablho do professor Filipe Costa que esta temporada ingressou na coletividade, e onde vai continuar em 2022/2023.
Pela negativa, a circunstância de duas coletividades que vão estar na III Divisão Nacional, São Roque do Faial e CD Nacional, não terem nenhuma estrela, ficando por CBFF (Centro Básico de Formação de Futsal). Tal como os também madeirenses CDR Prazeres e CDR Santanense.
O lote de clubes da Região fica completo com o Sporting do Porto Santo, tido 'Em processo de formação'.
Este escalonamento elaborado pela FPF em estreita colaboração com as Associações Distritais/Regionais realça não apenas o trabalho desenvolvido nos clubes como tem implicações em matéria de Licenciamento e noutros aspetos, como por exemplo a possibilidade de estabelecer contratos de formação.
Commentaires