top of page
Buscar
Foto do escritorHenrique Correia

Marcelo: a segunda dissolução do mandato com o mesmo primeiro-ministro




Chefe Estado tem duas alternativas: aceita substituição do primeiro-ministro ou dissolve a Assembleia da República e convoca eleições.




O Presidente da República ficou com o processo na mão quando António Costa decidiu demitir-se de primeiro-ministro durante esta terça-feira na sequência de uma investigação sobre supostos favorecimentos no negócio do lírio e do hidrogénio.

Marcelo vai ouvir os partidos amanhã, quarta-feira, e reúne o Conselho De Estado na quinta-feira, após o que falará ao País para dizer o que vai fazer.

Marcelo pode fazer duas coisas: uma seria aceitar a substituição do primeiro-ministro por outro nome indicado pelo partido que tem a maioria absoluta, outra solução seria a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições legislativas nacionais antecipadas. Esta será porventura a decisão do Chefe de Estado tendo em conta o que disse, na posse do Governo, e que deixou a ideia de considerar a dissolução do Parlamento: "Agora que ganhou, e ganhou por quatro anos e meio, tenho a certeza de que vossa excelência sabe que não será politicamente fácil que esse rosto, essa cara que venceu de forma incontestável e notável as eleições possa ser substituída por outra a meio do caminho".

Se Marcelo optar pelo mais previsível, a dissolução, fica para a história dos presidentes da República como o único a dissolver o Parlamento no mesmo mandato e com o mesmo primeiro-ministro. Aconteceu em 2021 quando o Orçamento foi chumbado e fez cair o Governo, pode repetir agora por demissão do primeiro-Ministro.

A título de curiosidade, aconteceram duas quedas de governo também com o mesmo Presidente, no caso Jorge Sampaio, mas em mandatos diferentes. Em 1999 com António Guterres, em 2004 com Santana Lopes, uma dissolução e outra substituição.

Para já, na sequência do pedido de demissão do primeiro-ministro, o Presidente da República vai ouvir, amanhã, os partidos políticos representados na Assembleia da República:

  • 11h00 – Livre (L)

  • 12h00 – Pessoas-Animais-Natureza (PAN)

  • 13h00 – Bloco de Esquerda (BE)

  • 14h30 – Partido Comunista Português (PCP)

  • 15h30 – Iniciativa Liberal (IL)

  • 16h30 – Chega (CH)

  • 17h30 – Partido Social Democrata (PPD/PSD)

  • 19h00 – Partido Socialista (PS)


11 visualizações

Comments


bottom of page