Buscar
  • henriquecorreia196

Marcelo alerta para perigos da censura do poder económico na informação


Foi uma preocupação inesperada, mas muito pertinente, de Marcelo nesta visita à Madeira. O poder económico a mandar na comunicação social e a exercer censura é perigo a evitar. O Presidente está a "ver" o que se passa nesse domínio mesmo dizendo que não se passa nada neste momento.




O Presidente da República foi colocado hoje perante uma questão de um jornalista, relacionada com o facto ter promulgado um diploma sobre a carta digital e que tem um artigo a suscitar dúvidas sobre eventuais possibilidades de censura. Mas Marcelo respondeu dizendo que esse diploma teve uma aprovação abrangente na Assembleia da República e por isso sentiu-se mais confortável.

O Chefe de Estado concorda com essas preocupações, mas também aproveitou para dizer que, relativamente às preocupações de censura, "acrescento isto: uma censura que a mim me preocupa muito é que os jornais, as televisões e as rádios entrem em crise financeira e surja una censura através do poder económico. Quem paga, quem compra, quem exerce uma forma de intervenção económica e financeira, poder dizer que isto convém mais ou menos, isto levanta problemas. Esta censura preocupa-me mais. Não vejo isso acontecer agora, mas é preciso estarmos alerta".

Esta posição de Marcelo foi algo inesperada, mas muito pertinente, uma vez que a comunicação social, em todo o território nacional, também na Madeira, está cada vez mais "tomada" pelo poder económico. O Presidente está a "ver" qualquer coisa.

24 visualizações