Decisão anunciada pela Marinha sobre recusa de missão de acompanhamento de navio russo a norte do Porto Santo em março de 2023.
Os treze marinheiros do navio Mondego, então em serviço na Madeira, que em março de 2023 recusaram uma missão de acompanhamento de um navio russo a norte do Porto Santo, receberam penas de suspensão entre 10 e 90 dias, anunciou a Marinha.
O instrutor decidiu aplicar penas de suspensão de serviço a todos os militares consoante a responsabilidade decorrente da categoria, posto e antiguidade de cada militar, entre outras circunstâncias”.
Segundo nota hoje emitida “durante a elaboração do processo disciplinar foi afastada, pelos tribunais administrativos, a suspeição sobre imparcialidade levantada pelos militares relativamente ao Comandante da Zona Marítima da Madeira, na qualidade de oficial instrutor do processo, e ao Comandante Naval”.
Como refere a Renascença "a defesa dos militares vai apresentar recurso junto do tribunal superior, ou entidade competente, uma vez que admitia como possibilidade apenas a absolvição dos 13 homens".
Comments