top of page
Buscar
Foto do escritorHenrique Correia

Meios de socorro no Funchal sob um único comando


Centro Coordenador de Operações Municipais (CCOM) e Centro Municipal de Operações de Socorro.




A Comissão Municipal de Proteção Civil do Funchal, reunida hoje, no CIGMA- Centro Integrado de Gestão Municipal Autónomo, deliberou avançar com a constituição de dois órgãos “importantes”, visando criar sinergias em resposta às situações de emergência no Município do Funchal. Serão criados o Centro Coordenador de Operações Municipais (CCOM), e o Centro Municipal de Operações de Socorro (CMOS), revelou a presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, após a reunião.

Em relação ao primeiro, trata-se de um órgão de coordenação institucional e operacional com as entidades necessárias às operações de socorro e emergência, quando acionado por parte da Câmara Municipal do Funchal o Plano Municipal de Emergência, garantindo deste modo os meios considerados adequados à gestão das situações em concreto.

Segundo referiu Cristina Pedra, anteriormente numa situação de ocorrência grave eram solicitados todos os "quadros" com as diversas competências mesmo que algumas delas não tivessem que ser necessárias. Com este órgão, sublinhou, a intervenção será mais” ágil” e “rápida” evitando a multiplicidade de agentes.

Quanto ao Centro Municipal de Operações de Socorro, Cristina Pedra salientou que este “órgão arrojado e inovador” na Região assumirá o comando das operações que neste momento cabe ao Serviço Regional de Proteção Civil, nomeadamente no que toca à afetação de meios para as diferentes ocorrências que tenham lugar no Município, isto é, o despacho de meios para o socorro no Funchal passa a ser feito por um único comando, neste caso pelo Centro Municipal de Operações de Socorro

8 visualizações

Comments


bottom of page