Evento realiza-se em Machico entre 7 e 9 de junho. Novidade é um grupo italiano
Sbandieratori Borghi e Sestieri Fiorentini, de Florença, conhecidos pelas suas coreografias com bandeiras.
O Mercado Quinhentista transformou-se num grande cartaz regional. Ultrapassou o concelho de Machico e ganhou visitantes de vários pontos. Cresceu mantendo-se genuino, foi para uma outra dimensão com a base da Escola e o apoio da Câmara e da Região. Nos últimos anos, é evento de milhares de visitantes e este ano os preparativos já estão no terreno. E já há o copo oficial de 2024.
"Com uma animação rotativa e distribuída pelos quatro palcos disponíveis, a baixa de Machico receberá nos dias 7, 8 e 9 de junho 50 grupos regionais, nacionais e internacionais, somando cerca de 650 artistas. Além dos grupos regionais, teremos a presença de três conjuntos musicais do continente: os Gárgula, os Gaita Sirigaitas (estreantes no evento) e os Porbatuka, além de dois grupos de teatro e artes circences: os Kinessis Teatral e os Almanach". É assim que as plataformas digitais apresentam a iniciativa.
"Uma das grandes novidades deste ano é a estreia do grupo italiano Sbandieratori Borghi e Sestieri Fiorentini, de Florença, conhecidos pelas suas coreografias com bandeiras, acompanhadas pelo som vibrante de tambores e clarins. Este grupo de renome teve a honra de se apresentar para o Papa Francisco no Vaticano e para o Príncipe Alberto e a sua família no Mónaco em 2023".
Além dos grupos de animação, mais de 1300 pessoas trajadas contribuirão para tornar esta jornada verdadeiramente memorável. Machico será tomado por teatro de rua, malabaristas, cuspidores de fogo, músicos, equilibristas, espadachins, bobos, saltimbancos, música, danças medievais e árabes, arruadas e demonstrações de falcoaria.
Projetado para toda a família, o Mercado Quinhentista terá também vários espaços de animação infantil, incluindo jogos tradicionais, tiro com arco, passeios a cavalo, carrosséis, contadores de histórias, entre muitas outras diversões. Este ano, uma das novidades é o espaço de oficinas, liderado pelos alunos do 12º ano de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária de Machico, onde os participantes poderão criar e levar para casa objetos únicos.
No Forte do Amparo, uma exposição de Instrumentos de Tortura relembrará os tempos sombrios da Idade Média, enquanto na Liça, próxima ao Fórum Machico, ocorrerá diariamente um grandioso Torneio a Cavalo, onde cavaleiros e combatentes apeados irão defrontar-se com grande maestria, recriando os combates de outrora. Todas as noites serão marcadas por um grandioso espetáculo, onde o elemento fogo será o protagonista principal.
Mercado Quinhentista Machico Escola Básica e Secundária de Machico Secretaria Regional de Turismo e Cultura Câmara Municipal de Machico Secretaria Regional de Educação Discover Machico Acontece Madeira Madeira Island Magazine formam toda a organização.
Comments