Micaela dá rácio de enfermeiros com reformados e tudo
- Henrique Correia

- 13 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
Reação do dirigente sindical Juan Carvalho, que contesta o rácio de 10.5 enfermeiros por 1000 habitantes revelado pela secretária e diz que esse rácio no SESARAM "não passa dos 7.2", muito abaixo dos rácios propostos pela OCDE.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros na Região contestou os números apresentados pela secretária regional da Saúde e Proteção Civil, Micaela Freitas, que na cerimónia de integração de 80 novos enfermeiros no Serviço de Saúde, disse que a Madeira tem 10.5 enfermeiros por 1000 habitantes, o maior rácio do país.
Juan Carvalho dá, ironicamente, razão à governante sublinhando que esses números só são verdadeiros "se incluirmos neste rácio a totalidade dos enfermeiros da RAM, os reformados que mantêm a inscrição ativa, os enfermeiros que trabalham nas instituições privadas, os que trabalham nas instituições de solidariedade social os desempregados que têm a inscrição na ordem ativa, mais os que exercem no serviço público de saude". Ou seja, impossível.
Para o dirigente sondical, numa reação à notícia da RTP-M, "o que deveria preocupar a Senhora Secretaria é o número de enfermeiros que exercem no SESARAM, EPERAM que não passa dos 7,2, muito abaixo dos rácios propostos pela OCDE. A Secretaria Regional da Saúde deveria deixar de brincar com os números".




Comentários