top of page
Buscar
Foto do escritorHenrique Correia

Miguel Gouveia diz que "o Funchal de hoje não se esquece"


"Nunca nos esqueçamos que foram as conquistas de Abril que nos forneceram os instrumentos necessários para enfrentar esta pandemia"


O presidente da Câmara Municipal do Funchal ainda está em isolamento mas participou, online, na sessão solene de comemoração do 47º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974. Com o orador convidado pela CMF este ano, o escultor Francisco Simões.

Na página de Facebook, Miguel Gouveia lembrou que "esta manhã, mesmo à distância, tive a honra de discursar na sessão solene do 47º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, organizada pela Câmara Municipal do Funchal. Nestes tempos perigosos e desafiantes, esta celebração deve-nos servir a todos de inspiração. No Funchal, os valores de Abril são um exemplo desde o dia em que o atual Executivo chegou; continuarão a sê-lo nos próximos anos, porque precisamos de seriedade, solidariedade e autonomia, mais do que nunca. Recordar também é um ato revolucionário e o Funchal de hoje não se esquece"

O presidente da Autarquia disse, no discurso, que "apesar de, infelizmente, ainda não termos conseguido ultrapassar a crise pandémica, não tivemos dúvidas de que, por tudo aquilo que já passámos, este ano tínhamos de voltar a realizar esta sessão solene, ou não fosse hoje mais importante do que nunca reavivar os valores de Abril, quando o aumento das desigualdades socioeconómicas e a descrença nas instituições públicas, abre portas a uma nova aurora de populismos, fertilizante natural para novos arremessos fascistas contra a Liberdade e a Democracia.”

“Nunca nos esqueçamos que foram as conquistas de Abril que nos forneceram os instrumentos necessários para enfrentar esta pandemia, com um Sistema Nacional de Saúde universal, e condições para manter os portugueses salvaguardados de maiores males pela rede de amparo social que Abril nos teceu. Quisemos voltar a realizar esta cerimónia nos moldes que a notabilizaram, porque é fundamental dar o exemplo.”

Num discurso em que defendeu “que a Revolução foi feita de oportunidades”, Miguel Silva Gouveia aludiu ao grande desígnio que é a candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura, agradecendo a Francisco Simões a notável participação na sessão solene deste domingo, e considerou que "o 25 de Abril também foi feito de respeito.”


10 visualizações

Comments


bottom of page