Ministra dá exemplo da Madeira no pagamento de 50 euros/hora a médicos
- Henrique Correia

- 22 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2022
Modelo adotado pela Região para pagar a médicos além das 150 horas suplementares, já majoradas, "inspira" Marta Temido.

A ministra da Saúde disse hoje que o pagamento de 50 euros por hora suplementar aos médicos, além das 150 horas de período extraordinário, já majoradas, tempo já ultrapassado este ano por muitos médicos, "é um modelo dito atrativo adotado pela Madeira com bons resultados e é o valor estabelecido para dar resposta também no Continente. E é um valor acima do que pagamos aos tarefeiros". Só que os sindicatos não aceitaram nesta negociação.
Marta Temido fez as declarações depois de uma nova ronda de negociações com os sindicatos médicos tendo em vista encontrar soluções para evitar o caos nas urgências. A ministra diz que as questões remuneratórias não podem ser discutidas isoladamente, mas sim num contexto de resposta às necessidades dos serviços e da prestação feita de acordo com a resposta a dar aos utentes.
Marta Temido revelou a abertura de um concurso nacional para a captação de médicos recém especialistas. Tem mais vagas do que o número total de recém especialistas porque o serviço nacional de saúde tem mais necessidades. Tem vagas para a medicina familiar onde se prevê um acréscimo remuneratório de 60%.





Comentários