top of page
Buscar

Ministro exige inquérito célere a atitudes racistas e violentas na Polícia

Foto do escritor: Henrique CorreiaHenrique Correia

José Luís Carneiro: "Deve ter consequências, porque naturalmente que todos os que atentam contra os valores constitucionais, e que integram forças que têm por dever a proteção desses valores constitucionais, têm deveres acrescidos para com os cidadãos que juraram defender".





Um consórcio de jornalistas fez a denúncia e o País "estremeceu" com o que viu e ouviu. Agentes da PSP, instituição que obviamente não pode ser toda ela envolvida pelo comportamento de alguns elementos, embora não tão poucos quanto se pensa, integram um circuito fechado de conversação, onde são emitidas posições que configuram comportamentos racistas e de incitamento à violência. A denúncia teve eco e as autoridades entraram em ação condenatória desta realidade.

Hoje, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que já tinha feito declarações no sentido da necessidade de apurar toda a verdade, publicou algumas observações no Facebook, que pela relevância, aqui reproduzimos:


"A investigação divulgada esta semana, realizada por um consórcio de jornalistas, exige da nossa parte uma atitude de grande lucidez, de firmeza, de determinação e consequência.

Lucidez, para determinar que a IGAI atue com isenção, imparcialidade, independência e rigor, apurando as origens, os factos e propondo decisões. Lucidez também para não confundirmos a parte com o todo, porque a esmagadora maioria dos mais de 40.000 polícias e guardas portugueses zelam todos os dias pela defesa dos valores constitucionais e pelo Estado de Direito.

Firmeza, porque não podemos voltar as costas à necessidade de apurar responsabilidades.

Determinação, porque o inquérito que foi mandado abrir deve ser tão célere, tão amplo e tão profundo quanto seja necessário.

E deve ter consequências, porque naturalmente que todos os que atentam contra os valores constitucionais, e que integram forças que têm por dever a proteção desses valores constitucionais, têm deveres acrescidos para com os cidadãos que juraram defender".

 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page