top of page

Montenegro "evoca" Gonçalvismo para "atacar" Pedro Nuno Santos

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • 25 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura


Lider do PSD atacou um adversário que ainda não é líder com o objetivo de colar Pedro Nuno Santos à radicalização do PS. Mas Montenegro admite que os portugueses ainda não absorveram a nossa força



Luís Montenegro entrou no Congresso do PSD ao "ataque" contra Pedro Nuno Santos, candidato à liderança do PS comparando-o ao "Gonçalvismo", um movimento liderado pelo militar Vasco Gonçalves que foi primeiro-ministro de Portugal nos II, III, IV e V Governos provisórios, entre 74 e 75, acusado de ligações ao Partido Comunista.

Durante este período, também denominado de Processo Revolucionário em Curso (PREC),

"foram implementadas medidas consideradas bastante controversas, como a nacionalização da banca, seguros e centenas de outras empresas bem como a radicalização da reforma agrária, com a ocupação de milhares de hectares, principalmente no Alentejo. Foi também durante os seus governos que foram feitas a descolonização".

Foi com este quadro, de isolar Pedro Nuno Santos como alvo, embora ainda não seja líder do PS, que Luís Montenegro pretendeu mobilizar os congressistas, dizendo que "não temos um Vasco mas temos um Pedro, com uma Cinderela chamada Mortágua. O PS não derrubou o muro de Berlim, saltou para o outro lado, fez uma deriva. O Governo não caiu por causa devum parágrafo, o Governo caiu de podre, foi demasiada arrogância".

O Congresso era e é para mudar os estatutos, mas a queda do Governo alterou a importância e passou a ser de avaliação e de teste à liderança de Montenegro, que não consegue descolar das sondagens e precisa urgentemente de uma mobilização para dar consistência ao seu objetivo: ser governo

O lider do PSD atacou um adversário que ainda não é líder com o objetivo de colar Pedro Nuno Santos à radicalização do PS, no fundo criar o medo, provavelmente por considerar que este é o candidato mais perto da vitória entre os socialistas.

Mas Montenegro também não escondeu o que sente admitindo que os portugueses "ainda não absorveram a nossa força". O que poderá ter a ver com as sondagens que não permitem ao PSD descolar. Daí que Montenegro esteja a utilizar o congresso para chamar os PSD's dissidentes e os descontentes do PS.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page