top of page

Montenegro queria autarcas em fim de mandato como cabeças-de-lista

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • 8 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura


Ao contrário do que defendia Passos Coelho no seu tempo de liderança partidária. O objetivo de Montenegro é mesmo aproveitar as mais valias da experiência autárquica.




Não se sabe se a escolha de Miguel Albuquerque para o cabeça-de-lista de lista da Coligação PSD/CDS à Assembleia da República teve o "conselho" do líder nacional Luís Montenegro, mas se não foi assim tratou-se de uma coincidência muito grande de pontos de vista atendendo a que Montenegro defendeu, como referiu o Público recentemente, que os presidentes de Câmara em final de mandato deveriam assumir a liderança das respetivas listas. Ao contrário do que defendia Passos Coelho no seu tempo de liderança partidária. O objetivo de Montenegro é mesmo aproveitar as mais valias da experiência autárquica para capitalizar votos a 10 de março.

A ideia do líder nacional social democrata foi transmitida ao partido e, se calhar, também a Madeira teve conhecimento dessa posição. Cerca de 40% dos autarcas estão em final de mandato e o PSD é o segundo partido com mais autarcas (47) nessas condições, a seguir à CDU. Na Madeira, o partido tem 3 presidentes no último mandato, Pedro Coelho em Câmara de Lobos, Carlos Teles na Calheta e Ricardo Nascimento na Ribeira Brava. Pedro Coelho foi o cabeça-de-lista escolhido por Miguel Albuquerque, que embora tivesse ponderado avançar ele próprio como número um, acabou por deixar essa missão para o ainda presidente da Autarquia, que será substituído temporariamente por Leonel Silva.

A verdade é que Albuquerque retraiu-se no processo de avançar. Acredita numa afirmação social democrata nas legislativas nacionais, mas sabe que o partido vem perdendo votos e pode verificar essa realidade também nestas eleições, sendo que nesse caso é importante resguardar o líder.

Fontes contactadas consideram que esta opção por Pedro Coelho não deverá ser apenas uma coincidência com as posições de Luís Montenegro. E isto porque o próprio Albuquerque já tinha salvaguardado o futuro de Pedro Coelho com a inclusão do mesmo na lista de deputados nas últimas legislativas regionais.


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page