top of page
Buscar

Morreu o antigo autarca Manuel Leça

Foto do escritor: Henrique CorreiaHenrique Correia


Governo manifesta "profundo pesar" pelo falecimento de Manuel Leça aos 92 anos de idade.



Os últimos quatro presidentes da Câmara da Calheta com Manuel Leça à esquerda da imagem.
Os últimos quatro presidentes da Câmara da Calheta com Manuel Leça à esquerda da imagem.

A presidência do Governo Regional emitiu há pouco uma nota de pesar pelo falecimento do antigo presidente da Câmara da Calheta e antigo deputado Manuel Leça.

"O Governo Regional da Madeira e o seu presidente, Miguel Albuquerque, vêm manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento, hoje, na Calheta, do antigo presidente da Câmara Municipal da Calheta e também ex-deputado na Assembleia Legislativa da Madeira e na Assembleia da República, o professor Manuel Leça-

O Executivo madeirense associa-se, nesta hora de dor, à família, a quem endereçamos os mais respeitosos votos de pesar pela morte do seu querido familiar.

Nascido 30 de março de 1932 na freguesia do Arco da Calheta - onde residia -, Manuel da Silva Leça dedicou grande parte da sua vida à Educação. Foi professor e diretor da Escola Preparatória Simão Gonçalves da Câmara, onde se localiza agora o Edifício Paços do Concelho, tendo também exercido os respetivos cargos na Escola Básica e Secundária da Calheta, construída entretanto no sítio da Vargem.

Decorrida praticamente uma década a ensinar e a transmitir conhecimento, Manuel Leça é desafiado a entrar na política. Em 1980 foi eleito deputado pelo círculo da Calheta para a Assembleia Legislativa da Madeira, tendo também exercido o cargo de deputado na Assembleia da República, em regime de substituição.

Em 1982 foi eleito presidente da Câmara Municipal da Calheta, cargo que exerceu até 1993, data a partir da qual assumiu a presidência da Assembleia Municipal da Calheta, durante três mandatos.

Nas últimas duas décadas, já aposentado, o ex-professor dedicou-se ao estudo da história local, focando-se sobretudo na freguesia do Arco da Calheta, deixando mais conhecimento às gerações vindouras.

Participou também num trabalho de investigação que culminou com a publicação do livro “Arco da Calheta, Património Religioso e alguns aspetos do quotidiano”, sendo inclusive o autor de um dos capítulos dedicado aos “costumes religiosos e sociais nesta freguesia, nos anos de 1930 a 1950”.

Recorde-se que foi ainda homenageado pela autarquia, em concordância com o Governo Regional, tendo sido atribuído o seu nome à escola de Ladeira e Lamaceiros, no Arco da Calheta,que assim passou a denominar-se EB1/PE/C Dr. Manuel da Silva Leça.

É este ilustre Docente e esta gran personalidade da Calheta e da Região que o Governo Regional e o seu Presidente pretendem homenagear, também na hora da sua morte, sublinhando a sua gratidão para com os relevantes serviços prestados em nome da nossa Região.

Na certeza de que o seu exemplo e dedicação profissionais, a par das distintas qualidades humanas com que sempre distinguiu todos aqueles que com ele conviveram, perdurarão.


 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page