top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Morreu o José Manuel Silva



Foi o primeiro coordenador de desporto da minha carreira jornalística, então no Jornal da Madeira, era eu na altura um estagiário e lembro-me bem das alegrias e do sofrimento do José Manuel Silva pelo seu Marítimo.



José Manuel Silva com outro imenso Maritimista, Vicente Jorge Silva.


Morreu o José Manuel Silva. Era um maritomista de coração e marcou o início da minha carreira de jornalista, era eu um estagiário da secção desportiva do Jornal da Madeira e ele era o coordenador do desporto numa altura em que poucos eram os jornalistas profissionais. O José Manuel Silva trabalhava então numa agência de viagens, era assim, mas genuíno, porque o desporto sempre foi muito assim, os jornalistas de "clínica geral" não podiam ter partidos, mas os jornalistas do desporto podiam ter um clube e exteriorizavam isso mesmo. O José Manuel Silva foi também treinador e comentador.

Hoje, o Marítimo reagiu à notícia com uma publicação onde refere que "o Maritimismo é um culto. José Manuel Sousa da Silva foi sempre um dos seus grandes cultores. Foi e continuará a ser, porque a morte não nos separa das recordações e dos legados. José Manuel Silva faleceu no passado sábado, 2 de Setembro, poucas horas depois da vitória do seu Marítimo no ‘Caldeirão’.  Maritimista visceral, omnipresente na vida do nosso Club, José Manuel Silva entranhou-se ainda mais no Marítimo ao exercer funções no dirigismo, atravessando várias Direcções. Ainda mais perto dos órgãos vitais do Marítimo, José Manuel Silva foi treinador dos juniores e dos juvenis entre as épocas 1958/1959 e 1963/1964.

Sócio desde 18 de Maio de 1959, o Maritimismo foi, para José Manuel Silva, um modo de viver, um ideal, uma crença na redenção, um caminho para a Felicidade. José Manuel Silva foi testemunha ocular de tantas epopeias, sobre as quais escreveu enquanto jornalista e as celebrou enquanto homem de causas. O Club Sport Marítimo foi uma dessas causas que nortearam a vida de um Justo.

A quem fica e que agora se despede de José Manuel Silva: a grandeza do Marítimo é herança para ser honrada todos os dias".

69 visualizações

Comments


bottom of page