top of page
Buscar
  • Foto do escritorHenrique Correia

Não gosto deste futebol da seleção mas gosto de ganhar


Gostava de ver Portugal jogar para a frente. Mas se ganhar jogando para os lados, podemos gritar e dizer: somos todos William Carvalho...




Este futebol da seleção portuguesa não é bom para quem sofre de coração. Não é um chamado futebol de "encher o olho", tal como poderíamos prever da qualidade individual dos jogadores e da respetiva prestação nos seus clubes, alguns deles de topo mundial. Parece quue chegam à seleção e joga tudo como o William Carvalho, que tem uns pés de "ouro", coloca a bola onde quer, mas não é para dar à velocidade à equipa, é bom para jogar para o lado, sistema que a equipa manteve em grande parte do jogo com o Uruguai.

Não gosto daquele futebol. Mas gosto de ganhar e Portugal ganhou os dois jogos e está nos oitavos de final do Mundial. As boas estratégias são as que dão resultados. A Alemanha já perdeu, a Argentina já perdeu. Portugal só ganhou. Embora seja assustador pensar neste futebol de Fernando Santos quando comparado com o futebol do Brasil e da França. Mas não há jogos iguais. E é importante sonhar até ao fim.

Claro que prefiro ganhar jogando para os lados e metendo um golo nem que seja com uma ponta do cabelo de Ronaldo. Claro que mesmo jogando para o lado a maior parte do jogo, tivemos alguns minutos a jogar para a frente e foi suficiente para os golos, deu certo, continuem assim porque há campeões assim e foi assim que Portugal foi campeão europeu, venceu a Liga das Nações e tem sido sistematicamente apurado para as fases finais de europeus e mundiais, coisa que há uns anos era considerada como o primeiro prémio da lotaria tantas as vezes que não conseguíamos chegar lá.

Forma de jogar à parte, que tira as "explosões" de Bernardo Silva, torna Cancelo menos dinâmico e "abafa" mobilidade de Ronaldo que continua sozinho na frente mas agora ainda pior para a equipa porque tem mais anos em cima e precisava de um ponta de lança fixo, tipo Gonçalo Ramos, para dar mais espaço a momentos em que aquela elevação de 37 anos pode dar mais resultados práticos. Ronaldo teria mais eficácia se jogasse com apoio na frente. Mas com este sistema rígido de Fernando Santos isso não se perspetiva.

É verdade, não gosto deste "atrofiamento" de vedetas que nos seus clubes jogam para a frente, com exceção de Bruno Fernandes que fez um grande jogo, tem feito um grande Mundial e tem estado muito acima dos restantes. Mas o que se pode dizer quando a equipa ganha e nunca nenhum outro treinador conseguiu o que Fernando Santos conseguiu?

Gostava de ver Portugal jogar para a frente. Mas se ganhar jogando para os lados, podemos gritar e dizer: somos todos William Carvalho...(desculpem a comparação irracional, como o futebol faz, com grandes e sérias causas mais importantes do que o futebol).



15 visualizações

Comments


bottom of page